Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ASSEMDA solicita Memória de Cálculo dos cortes salariais efetuados na Greve 2012


A ASSEMDA protocola ofício na SPOA (Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração) do MDA com solicitação da memória de cálculo detalhada e individualizada em que se efetivou o corte de salário dos servidores deste ministério, por ocasião da greve de 2012.

Solicitou-se os seguintes detalhamentos: a) quantos dias foram cortados; b) o valor referente a cada dia de corte; c) os valores cortados referentes ao auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio saúde.

A medida se fez necessária devido as diversas reclamações sobre um possível erro na devolução dos valores subsequentes ao acordo de reposição dos dias parados.

Dia do(a) Servidor(a) Público(a)

Prezados(as),

ontem, dia 28 de outubro, foi o Dia do Servidor Público.

A todos(as) nossas felicitações e orgulho de construirmos juntos o futuro desse país.

P.s.: Abaixo poesia de Carlos Drummond de Andrade, que por durante mais de 40 anos, também foi servidor público.

ASSEMDA

Mãos Dadas

(Carlos Drummond de Andrade)
 
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

(Nota Pública) MDA fará seleção para temporários e ASSEMDA critica opção



NOTA PÚBLICA

MDA fará seleção para servidores temporários e ASSEMDA critica essa opção e defende a conversão dessas vagas em permanentes e a convocação imediata dos aprovados de 2009

Neste momento está em tramitação no Ministério do Planejamento (MPOG) um pedido autorização da administração do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para realizar seleção para servidores temporários. A ampliação do quadro de servidores do MDA é uma das vitórias do movimento grevista realizado pelos servidores em 2012. Contudo, apesar de reconhecer a importância da iniciativa de dotar de mais trabalhadores em nosso órgão, a direção da ASSEMDA critica veementemente a forma equivocada a qual se deseja provê-lo, e manifesta sua posição pela convocação imediata dos aprovados excedentes do concurso de 2009 e a conversão dessas vagas de temporários em permanentes no novo concurso que será preparado para o próximo período.

Esta posição da ASSEMDA deve-se ao entendimento que tal processo não tem a devida legitimidade técnica necessária, à medida que o Ministério, têm a necessidade de dispor de servidores públicos permanentes em seus quadros próprios, diante da ampliação ano a ano de suas funções, atribuições, responsabilidades e dimensão do público atendido por suas políticas.

E um corpo funcional de um órgão público não é apenas constituída por um mera prova de concurso, muito menos uma seleção simples, mas sim, por uma trajetória de carreira vivida dentro do órgão, com experiência e capacitação desses profissionais. Como também, corre-se o risco que servidores temporários possam ser mais vulneráveis, pela não proteção de uma carreira e a estabilidade funcional que os amparem, a pressões anti-republicanas nas suas atividades diárias, além da evidente precarização nas relações laborais desses trabalhadores.

Por outro lado, a suposta motivação do egresso de servidores temporários devido a necessidade de adequar-se ao perfil temporário do Programa Terra Legal de regularização fundiária na Amazônia não se justifica - setor onde a administração pretende lotar os servidores temporários e o cita na exposição de motivos. Embora, o Programa Terra Legal tenha um prazo de vigência especificado de 5 anos pela Lei 11.952/2009, expirando portanto em 2015, uma seleção de temporários de 4 anos ultrapassaria tal prazo. Por sua vez, a lei também estabelece que o Programa é prorrogável por mais 5 anos.

E nos títulos de terras emitidos aos posseiros beneficiários da regularização, contêm cada um, cláusulas que vão a mais de 10 anos, que deverão ser cumpridas pelos mesmos, em que o MDA terá que monitorá-los, e os pagamentos serão em prestações de parcelas de até 17 anos, necessitando portanto de servidores no órgão para acompanhar esse processo por todos esses anos. Por sua vez, após a regularização em todas as áreas da Amazônia será preciso fazer o gerenciamento governamental da malha fundiária enquanto política pública permanente. E por fim, na exposição de motivos para a Lei 11.9252 e para implantação desse Programa, afirmava-se que não haveria a criação de novas vagas para servidores justamente com especificamente para isso.

Além disso, o quadro e o número de profissionais a ser incorporados nesta seleção, não foi decidido conjuntamente, nem foi alvo de debate com os trabalhadores já em exercício no MDA, e no Terra Legal, reproduzindo-se assim a maneira antidemocrática a qual a Administração do órgão costuma conduzir sua relação de gestão de pessoas.

Também, a ASSEMDA torna pública que, a Administração do MDA, apesar de sucessivos alertas da própria ASSEMDA, por negligência, ou mesmo deliberadamente, não solicitou no período adequado uma nova homologação do concurso de 2009, que permitiria a ampliação do número de convocados entre os aprovados excedentes tão necessária na recomposição do quadro de servidores. Assim, ao invés de convocar 72 futuros servidores, os quais reporiam o quadro evadido desde 2009 ou mesmo a ampliação de vagas, o MDA poderá chamar apenas 36 aprovados. Tal postura, suscita especulações quanto uma possível intenção de viabilizar uma seleção pública específica para temporários.

Vale lembrar que, em 2008 o MDA organizou uma seleção para temporário, suspensa imediatamente pelo Ministério Público, que exigiu do órgão a realização de um concurso para permanentes, o qual permitiu o egresso do primeiro contingente de servidores efetivos do seu quadro próprio. Corre-se esse risco novamente, e inclusive de atrapalhar o concurso para permanentes, o qual o órgão tanto precisa, e a ASSEMDA tantas vezes apresentou a reivindicação.

Por sua vez, as seleções públicas para temporários envolvem objetos de notórias controvérsias, à medida que, muitas se dão por meio apenas de seleção simplificada. Como também que, frequentemente, são alvos de denúncias e crítica dos órgãos de controle por envolverem facilitação à falta de impessoalidade no processo seletivo.

Assim, a ASSEMDA reivindica a imediata chamada dos aprovados excedentes no concurso público de 2009 e a conversão das vagas de temporários na ampliação das vagas no novo concurso na modalidade de servidores permanentes. Entende-se que há base jurídica e administrativa e necessidade técnica, apenas aguardando vontade política do Governo e da Administração do MDA para fazê-los.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ASSEMDA organiza comemoração da Semana dos Servidores


A ASSEMDA, em parceira com a Associação dos Servidores do INCRA de Brasília (ASSERA/Br), organizará um agenda de atividades comemorativas em Brasília da semana dos servidores públicos, celebrando o dia do Servidor Público (28/10).

Churrasco
Na sexta-feira, 26/10, haverá um churrasco, a partir das 17 h, com a banda de forró, samba, marchas carnavalescas e gritos de guerra grevistas "Os INCRAVADOS".

Debate
Na terça-feira 30/10 haverá um do debate - ainda não confirmado - sobre o "Direito de Greve" dos servidores públicos.

domingo, 14 de outubro de 2012

Acordo de Reposição de Greve


A ASSEMDA conseguiu a inclusão no Termo de Acordo de reposição de que o planejamento individual obedecesse a um Plano Geral de Reposição (em sua "diretrizes e limites"). O plano contém as modificações que propomos, agora é negociar com as chefias a forma que será a reposição individual.

É importante salientar: 

1) os dias e as horas podem ser modificados (esse ajuste é feito em cada plano individual), dentro das horas limites do calendário e buscando a meta do ministério para o exercício de 2012; 

2) há um limite para pagar as horas devidas (18 de outubro de 2013), essas horas não constituem um "banco de horas"; 

3) ao contrário do termo do INCRA, não está listado os sábados que serão utilizados para reposição, apenas excepcionalmente e com concordância do servidor esta opção será utilizada; 

4) está bem claro, tanto no termo quanto no plano, que a reposição será pactuada entre chefias e servidores, se houver algum atrito entrem em contato imediatamente com a diretoria da ASSEMDA.

Em caso de dúvida procure a direção da ASSEMDA.

segue em anexo o Termo de Reposição, o Plano de Compensação e o Termo de Discordância (para aqueles que não aderirem a reposição). 

Acordo Reposição Greve.docAcordo Reposição Greve.doc30K  
ANEXO I - PLANO DE      COMPENSAÇÃO DOS DIAS PARALISADOS.docANEXO I - PLANO DE COMPENSAÇÃO DOS DIAS PARALISADOS.doc
87K 
ANEXO II - TERMO DE      DISCORDÂNCIA Versão Final.docANEXO II - TERMO DE DISCORDÂNCIA Versão Final.doc
35K 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MPOG envia ao MDA modificações no acordo de reposição

Prezada(o)s Servidore(a)s do MDA,

O Gabinete do Ministro entrou hoje (05/10, sexta-feira) a tarde em contato com a direção da Associação para passar a informação que o MPOG passou uma mensagem com "sugestões" de alterações no acordo sobre reposição, que, na verdade, uma imposição de modificação nos termos, e pedem para retorná-los até o fim da segunda-feira para poder autorizar a rodar a folha suplementar até dia 18.

A principal é que a compensação das horas paradas individuais terá que ser integral em horas trabalhadas, prioritariamente em 2 horas diárias a mais. Excepcionalmente poderá ser feita aos sábados, por opção da Unidade.

Essa exigência é um ruptura da linha negociada aqui no MDA, no qual o próprio Secretário Executivo Laudemir Muller concordou, e mais, o próprio Secretário da SRT/MPOG Mendonça havia pactuado com a CONDSEF, em que se priorizava a reposição pelo atendimento da demanda represada durante a greve.

Também na versão do MPOG, não há nenhuma menção ao que haveria um aceitação parte a parte entre o servidor e a Unidade, e que haveria um processo combinado entre a Administração e as Entidades de monitoramento da aplicação do plano de trabalho.

Diante disso, a direção da Associação envia ao conjunto dos servidores o documento e sugere que a base se posicione sobre a questão.

Att.,

Direção da ASSEMDA