Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Convite aos Novos Servidores


 
ASSEMDA CONVIDA

Todos os servidores e servidoras efetivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em particular aqueles recém ingressos na instituição, para um café da manhã nesta sexta-feira, dia 1º de março, na sede nacional da associação: sala 1401, do Edifício Palácio do Desenvolvimento, 14º andar, a partir das 9h30.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Os mitos da nova Previdência - Funpresp

por Humberto Carneiro Fernandes *
 diretor da ASSEMDA **

O Funpresp - Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal creio que seja um assunto muito relevante, e inclusive, deveria ser mais explicada essa nova previdência dos servidores públicos, que começou para valer para o Executivo desde dia 04 de fevereiro. As matérias jornalísticas, seja por desconhecimento, ou por má-fé, induzem a erros. E aqui quero apresentar um pequeno resumo, bem como uma análise das vantagens/desvantagens de cada um dos modelos.

Basicamente, há três tipos de servidores quanto a possibilidade de aposentadoria. Os que ingressaram no serviço público até 2003, os que estão na transição, e os que farão parte da Funpresp, obrigatoriamente a partir agora.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Nota sobre cumprimento do interstício dos consultores

Nota da ASSEMDA aos trabalhadores do MDA 

Esta nota é dirigida a todos os trabalhadores do MDA e visa esclarecer a posição dos(as) servidores(as) deste Ministério em relação à situação decorrente da crise relacionada ao cumprimento do interstício dos(as) consultores(as) que atuam na modalidade do tipo "consultoria por produto" neste Ministério.

Breve histórico

O Ministério do Desenvolvimento Agrário realizou seu primeiro concurso para servidores efetivos em 2009, quase 10 anos após a sua criação. Tal fato ocorreu por pressão do Ministério Público Federal, que firmou um Termo de Ajuste de Conduta - TAC obrigando o Ministério a realizar concurso público. Chegando nesta casa, os servidores experimentaram um ambiente de informalidade e negligência por parte da administração, que pode ser resumido no fato de alguns simplesmente não terem cadeira, mesa ou computadores próprios para trabalharem assim que tomavam posse. Tal ambiente de informalidade e negligência motivou a primeira turma de servidores efetivos do MDA a constituírem a ASSEMDA, visando ter voz e iniciar um diálogo com a Administração do MDA.

Denúncias
Ao longo de três anos, os servidores do Ministério experimentaram uma relação muito difícil com a Administração do MDA. No início, éramos ignorados; depois, ridicularizados; por último, somos combatidos. E esse combate tem início com as denúncias protocoladas junto à Assessoria Especial de Controle Interno - AECI, no dia 17 de outubro de 2011 a respeito da atuação ilegal de consultores no Ministério. Tal denúncia deu seguimento a outras duas, no Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União. A ASSEMDA entende que o trabalho dos consultores é importante e necessário, não apenas no MDA como também em outros órgãos da administração pública federal. A questão é que a ASSEMDA é contra a atuação de profissionais, contratados para exercerem consultorias, na função de servidores públicos.

Após sucessivas conversas com a administração a respeito do assunto, visando a regularização das atividades dos consultores, percebemos que a única forma de pressionar o MDA a realizar concurso público e permitir aos consultores que façam seu trabalho conforme consta nos termos do contrato, seria realizando denúncias aos órgãos de controle. Além disso, é dever de todo servidor público comunicar, aos seus superiores e órgãos de controle do Estado, toda e qualquer irregularidade da qual tenha tomado conhecimento, sob pena de estar prevaricando aos seus deveres de servidor público.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Reforma da Previdência comprada tem que ser anulada!

cartaz da campanha assinada pela entidades
nacionais que apoiam
Várias entidades do movimento sindical, especialmente dos servidores públicos federais, entre elas a Condsef, e duas centrais sindicais, a CSP-Conlutas e a CTB, iniciaram uma campanha pela anulação da reforma da previdência dos servidores votada pelo Congresso Nacional em 2003, mesma época segundo o qual o STF decidiu que houve a compras de votos de parlamentares, conhecida como "mensalão".

A campanha pede a anulação da reforma já que a mesma foi aprovada com o auxílio da compra de votos, o que foi comprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento da Ação Penal 470, que ficou conhecida como “mensalão”. As entidades unidas na campanha aprovaram a confecção de um cartaz (foto) e vão promover um abaixo-assinado em todo o Brasil, coletando assinatura de cidadãos contrários à aprovação da reforma que retirou direitos de milhões de trabalhadores.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Campanha Salarial 2013 - Condsef e Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais protocolam reivindicações


Campanha Salarial 2013
Condsef entrega pauta unificada

www.condsef.org.br | 25/01/2013

A Condsef, em conjunto com as demais entidades que compõem o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais, protocolou no Ministério do Planejamento, na terça-feira (22/01), a pauta unificada de reivindicações do funcionalismo. O mesmo documento foi entregue também no Supremo Tribunal Federal (STF), na Casa Civil da Presidência da República, no Senado e na Câmara dos Deputados.

O diretor adjunto da Secretaria de Relações Intersindicais e Parlamentares do Sindsep-DF, José Francisco dos Santos (Chiquinho), que também é diretor da Secretaria de Aposentados da Condsef, acompanhou a entrega do documento.