Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Todo apoio a luta d@s companheir@s da FETRAF!



NOTA PÚBLICA CONJUNTA
 Todo apoio a luta d@s companheir@s da FETRAF!

Vimos a público manifestar o apoio à luta das companheiras e companheiros da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno – FETRAF-DFE, que desde o dia 17 de julho ocupam o Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e da maioria das secretarias do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. As reivindicações apresentadas pela FETRAF-DFE pedem tão somente que o INCRA cumpra sua missão institucional: liberação do Crédito Instalação, Assistência Técnica as famílias assentadas e o acesso a terra para 3.000 famílias acampadas na região.

O bloqueio da aplicação dos recursos do Crédito Instalação foi uma decisão unilateral da Direção do MDA/INCRA, impactando diretamente milhares de famílias assentadas que têm este crédito como a principal política de apoio a sua estruturação na terra. Em que pese à necessidade de aperfeiçoar os procedimentos e a forma de aplicação dos recursos do Crédito Instalação, no intuito de evitar desvios, a sua suspensão de forma generalizada prejudica de sobremaneira o público da Reforma Agrária. É sabido que a Direção do MDA/INCRA tem uma proposta de modificação geral na lógica dos Créditos a serem repassados para as famílias assentadas. Mas a interrupção do Crédito Instalação não pode ser usada como um meio de garantir apoio a esta mudança.

Além do mais, há recursos na União para os créditos, e a proposta de modificação da forma de liberação não pode ser subterfúgio para escamotear o bloqueio de quase 1/4 do orçamento do INCRA e MDA para que o Governo Federal alcance o superávit primário, enquanto o mesmo libera bilhões em créditos subsidiados e desoneração de impostos aos megaempresários e pague meio trilhão de reais em juros da dívida aos banqueiros.

Nas últimas 3 semanas a direção nacional e regional da FETRAF tentaram negociar com o presidente do INCRA e o ministro do Desenvolvimento Agrário sendo ignorados, e as poucas e vagas promessas feitas ao movimento foram sistematicamente descumpridas pelos gestores dos dois órgãos. E após tantos dias de mobilização em frente à Superintendência Regional do INCRA no DF e Entorno, as/os agricultores familiares, sem nem mesmo os créditos que têm direito, muitos dos quais já realizaram as respectivas despesas, foram empurradas a uma situação difícil.

Pedimos aos gestores do MDA/INCRA que realmente abram ao diálogo efetivo com a FETRAF e atenda suas reivindicações, pois sua pauta é mais do que legítima, e necessária para que a Política de Reforma Agrária e valorização da Agricultura Familiar avance no Distrito Federal e Entorno. De nossa parte nos colocamos a disposição no que pudermos contribuir com o processo de negociação. Pois entendemos que a luta d@s companheir@s da FETRAF por uma verdadeira Reforma Agrária e desenvolvimento rural sustentável e solidário está diretamente relacionada com a luta d@s servidores do MDA/INCRA, que há muito reivindicam a mais recursos para os programas, valorização de seu trabalho e melhores condições de trabalho!

Brasília, 19 de julho de 2013

Associação Nacional dos Servidores do MDA – ASSEMDA
Associação dos Servidores da Reforma Agrária de Brasília – ASSERA/Br
Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA – CNASI
Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais - CONDSEF
Central Sindical e Popular - Conlutas no Distrito Federal e Entorno - CSP-Conlutas/DFE

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Assembleia conjunta dos servidores do MDA e do Incra

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA CONJUNTA
DOS SERVIDORES DO MDA E DO INCRA

16 DE JULHO DE 2013

A DIRETORIA COLEGIADA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DO MDA - ASSEMDA, em conjunto com: SESSÃO SINDICAL DO MDA do SINDSEP-DF, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS SERVIDORES DO INCRA – CNASI e a ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA REFORMA AGRÁRIA EM BRASÍLIA – ASSERA/BR, no uso das atribuições que lhe confere a alínea “a” do artigo 13 do estatuto da associação, convoca os seus associados e demais servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para participarem da Assembleia Conjunta para tratar dos seguintes assuntos:

I – PAUTA:

1. Retomada das negociações salariais e de reestruturação da carreira de Reforma Agrária com o MPOG;
 
2. Distribuição de gratificações para servidores do MDA; 
3. Publicação das normas de remoção e capacitação pela direção do MDA; e
4. Reestruturação da FASSINCRA.

II – LOCAL E DATA

A Assembleia Geral Extraordinária ora convocada será realizada no Setor Bancário Norte – Ed. Palácio do Desenvolvimento – auditório do 11º andar - dia 16/07/2013 (terça-feira), com início às 10h00.

III – DISPOSIÇÕES FINAIS

Os trabalhos da assembleia serão consignados em ata circunstanciada, aprovada e assinada.

Diretoria Colegiada da ASSEMDA e Seção Sindical SINDSEP/DF
Brasília-DF, 12 de julho de 2013.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Amanhã (11/07) o MDA vai parar

Os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário decidiram em Assembleia da ASSEMDA paralisar nesta quinta-feira dia 11/07 para exigir do ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, da ministra do Planejamento Miriam Belchior e da presidenta Dilma agilidade nas negociações e efetividade do atendimento da pauta da campanha salarial 2013.

As negociações vêm se arrastando aqui e no Planejamento

Nos últimos meses os servidores do MDA e do conjunto do serviço público federal vêm sendo enrolado pelos negociadores do Governo. O Ministério do Planejamento de forma deliberada e sistemática não dá andamento aos grupos de trabalho e desmarca as reuniões. O grupo de trabalho que negociaria a reestruturação da carreira do INCRA, que o MDA participaria para estruturar sua carreira própria, não se reúne desde o primeiro encontro.

No MDA, apesar de sermos recebidos pelo ministro Pepe Vargas e sua equipe, e terem se comprometido a negociar a pauta de reivindicações através de grupos de trabalhos internos, estes mesmos não vêm funcionando a contento. Aqueles que finalizaram seus trabalhos, porém suas normas elaboradas seguem sem serem publicadas, apesar de acordadas. Além disso, uma série de procedimentos internos também não têm critérios claros e democráticos, apesar da insistência de mudança pelos servidores.

Paralisação

Junto da paralisação, em Brasília haverá um café da manhã em conjunto com os servidores do INCRA organizado com a ASSERA/Br e ato no Edifício Palácio do Desenvolvimento às 14h para cobrar do Ministro Pepe Vargas agilidade nas negociações e atendimento efetivo da pauta. O ato exigirá do Ministro o atendimento urgente de 5 principais pontos da pauta interna da campanha salarial 2013:
Imediata publicação das normas internas de capacitação e de remoção já negociadas;
Ampliação e distribuição em base critérios técnicos e transparentes das GSISTEs (Gratificação Temporária dos Sistemas Estruturadores);
Agilidade no processo de realização do novo concurso para servidores permanentes, estabelecimento de movimentação interna e fixação de concursos de remoções.
Distribuição urgente de FCTs (Funções Comissionadas Técnicas) aos servidores das áreas finalísticas solicitados ao MPOG
Efetividade dos três grupos de trabalho de negociação sobre gestão por competências, plano de carreira e política de qualidade de vida.

Marcha dos Servidores Públicos Federais em Brasília e nas capitais

Os servidores do MDA de Brasília logo depois se incorporarão na atividade programada na cidade. Haverá concentração a partir das 15h ao lado da Biblioteca Nacional. Em marcha, os trabalhadores dos mais variados segmentos vão caminhar lado a lado pela Esplanada dos Ministérios reforçando as principais pautas que mobilizam a categoria. Em seguida, os servidores vão estender a atividade até o Bloco K do Ministério do Planejamento para cobrar da ministra Miriam Belchior respostas sobre a pauta protocolada em fevereiro. 

A direção da ASSEMDA orienta em base a deliberação da Assembleia que as servidoras e os servidores lotados nas DFDAs também paralisem e se incorporem nas atividades dos sindicatos estaduais dos servidores públicos federais que comporão as marchas do dia 11 de julho pelas capitais

terça-feira, 9 de julho de 2013

Em Assembleia servidores do MDA aprovam paralisação no dia 11/07

A assembleia aconteceu no auditório do 11° andar do Ed.
Palácio do Desenvolvimento.
Em Assembleia Geral Extraordinária os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aprovam paralisação na quinta-feira dia 11/07 para exigir do ministro Pepe Vargas, da ministra do Planejamento Miriam Belquior e da Presidenta Dilma agilidade nas negociações e efetividade do atendimento da pauta de reivindicações da campanha salarial 2013.

Nesta terça-feira, 09/07, as servidoras e os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário reuniram-se em Brasília em Assembleia Geral Extraordinária convocada pela Associação Nacional dos Servidores do MDA-ASSEMDA e da seção sindical do MDA do SINDSEP-DF. A pauta consistia em: 1- informes geral; 2- Campanha Salarial 2013 e reunião com Secretário Executivo do MDA; e 3- Participação no Dia Nacional de Paralisação dos Trabalhadores (11 de julho).

Antes do começo da Assembleia.   Os presentes assinando 
 o livro de presença e aguardando o início.
Paralisação

A Assembleia Geral Extraordinária aprovou paralisação das servidoras e dos servidores do MDA no dia 11 de julho. Também aprovou a participação nas marchas nas grandes cidades referentes ao Dia Nacional de Greves dos Trabalhadores em Luta convocada pela centrais sindicais, Condsef e movimentos sociais.

Para Brasília a Assembleia aprovou a realização de um ato em frente ao Edifício Palácio do Desenvolvimento às 14h para exigir do Ministro Pepe Vargas e equipe de Administração do MDA agilidade nas negociações e atendimento efetivo da pauta. Na sequência os servidores se incorporam na manifestação na Esplanada dos Ministérios às 15h.

Comunicado ASSEMDA (Urgente) - PARALISAÇÃO

A Assembleia Geral Extraordinária acaba de aprovar paralisação das servidoras e dos servidores do MDA no dia 11 de julho para exigir da Administração do Ministério, do MPOG e da Presidenta Dilma o atendimento da nossa pauta de reivindicações.

A Assembleia também aprovou a participação nas marchas nas grandes cidades referentes ao Dia Nacional de Greves dos Trabalhadores em Luta convocada pela centrais sindicais, Condsef e movimentos sociais.

Para Brasília a Assembleia aprovou a realização de um ato no Edifício Palácio do Desenvolvimento às 14h para exigir do Ministro Pepe Vargas e equipe agilidade nas negociações e atendimento efetivo da pauta. 

Na sequência os servidores se incorporam na manifestação na Esplanada dos Ministérios às 15h.

A Diretoria Executiva da ASSEMDA em breve em enviará mais informações.


Brasília, 09 de julho de 2013

"A valorização dos servidores do MDA é a valorização da reforma agrária, do desenvolvimento rural sustentável e da agricultura familiar"

Associação Nacional dos Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário

terça-feira, 2 de julho de 2013

Festival de Arte e Cultura e Festa Julina dos Servidores do MDA e INCRA de Brasília

Nos dias 4 e 5 de julho a ASSEMDA e a ASSERA/Br realizarão o 1° Festival de Arte e Cultura dos Servidores do MDA e INCRA de Brasília.

O festival contará com exposição e venda de peças artesanais, palestras sobre benefícios a servidores e reestruturação do INCRA e MDA, atendimento médico.

Festa Julina
Encerrando o festival haverá na noite de sexta-feira (05) a tradicional Festa Julina, com trio de forró,  quadrilha, comida e bebida típica e muitas outras atividades.

Local: 
Térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento - Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco D - Brasília-DF

Realização: 
ASSERA/Br e ASSEMDA

Informações e contatos: assemda@gmail.com




segunda-feira, 1 de julho de 2013

ASSEMBLEIA GERAL 09/07 - Paralisação Nacional de 11 de julho

Edital de Convocação
ASSEMBLEIA GERAL
DOS SERVIDORES DO MDA

09 DE JULHO DE 2013

A DIRETORIA COLEGIADA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DO MDA - ASSEMDA, em conjunto à SESSÃO SINDICAL DO MDA do SINDSEP-DF, no uso das atribuições que lhe confere a alínea “a” do artigo 13 do estatuto da associação, convoca os seus associados e demais servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para participarem da Assembléia Geral Extraordinária para tratar dos seguintes assuntos:
I – PAUTA:

1. Informes gerais

2.   Campanha Salarial 2013 e andamento das negociações da pauta (distribuição das GISTEs, FCTs e DASs; Plano de Saúde; GTs; etc)

3.    Adesão a convocação ao dia nacional de paralisações e greves em 11 de julho, chamada pela CONDSEF, Fórum Nacional de Servidores Públicos Federais, centrais sindicais e movimentos sociais organizados


II – LOCAL E DATA

A Assembléia Geral Extraordinária ora convocada será realizada no Setor Bancário Norte – Ed. Palácio do Desenvolvimento – auditório do 11º andar - dia 09/07/2013 (terça-feira), com início às 10h00.
III – DISPOSIÇÕES FINAIS

Os trabalhos da assembléia serão consignados em ata circunstanciada, aprovada e assinada.

A Diretoria Colegiada
Brasília-DF, 1º de julho de 2013.


"A valorização dos servidores do MDA é a valorização da reforma agrária, do desenvolvimento rural sustentável e da agricultura familiar"

Associação Nacional dos Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário
http://servidoresmda.blogspot.com.br/     
assemda@gmail.com
Edifício Palácio do Desenvolvimento, 14° andar, sala 1401 - SBN Qd. 01 Bl. D - CEP 70.057-900 - Brasília-DF