Os servidores da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário realizaram na última segunda-feira assembleia visando discutir e deliberar sobre as próximas eleições para a direção da associação de servidores, a não resolução dos problemas da progressão funcional e a participação na greve geral convocada para o dia 28 de abril.
Calendário Eleitoral
O primeiro item discutido foi o estabelecimento de um calendário eleitoral e a prorrogação de mandato da atual direção. A direção apresentou uma proposta de calendário eleitoral envolvendo dois pontos além da votação em si. Primeiro propôs anistiar os servidores inadimplentes com a associação, a justificativa para a medida é que não houve arrecadação das mensalidades no último ano devido as mudanças administrativas que envolveram o órgão, com isto não seria justo e democrático cobrar adimplência para os servidores associados poderem votar e ser votados. Correlatamente, decidiu-se também não cobrar filiação anterior a associação para a participação no pleito, se estabelecendo um prazo para novas filiações (e refiliações).
As medidas foram aprovadas pela plenária, ficando o calendário eleitoral com as seguintes datas:
- Prazo para novas filiações (e refiliações): Entres os dias 2 e 26 de maio de 2017
- Período para inscrição de chapas: Entre os dias 29 de maio e 9 de junho
- Eleições: 12, 13 e 14 de junho
- O mandado da atual diretoria foi prorrogado até o término do processo eleitoral.
Foi informado aos servidores o atual estado do processo de progressão funcional. Após a suspensão das progressões de um grupo de servidores para “correção de erros” ocorridos em ciclos passados, os servidores conseguiram com mobilização que a administração, especificamente a Assessoria Jurídica, recebesse um arrazoado apresentando a interpretação dos normativos que embasam a progressão feito pelos servidores.