Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CNASI e ASSEMDA convocam servidores para plenária nacional

Restabelecida parceria estratégica e com a CONDSEF

Servidores do Incra e MDA mobilizados participaram
juntos ao longo do ano de 2013 de várias manifestações.
(Foto: Arquivo/Assemda)
As direções da Cnasi (Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra) e da Assemda (Associação Nacional dos Servidores do MDA) reuniram-se em Brasília, no dia 19 de fevereiro, e traçaram os planos de ações conjuntas, no sentido de unificação da pauta de reivindicações das carreiras do Incra e MDA.

A ideia de retomar as ações conjuntas é de reforçar a mobilização e pressão em torno das demandas específicas dos trabalhadores do Incra e do MDA, além de apoiar a luta pelo atendimento urgente das reivindicações gerais dos servidores públicos federais. Repetindo assim, a dobradinha de 2012, em que a greve conjunta dos servidores da área agrária foi a maior na base da Condsef (Confederação Nacional dos  Trabalhadores no Serviço Público Federal).

A reunião também estabeleceu que as pautas específicas devem ser aproximadas, a fim de se estabelecer a maior paridade possível e as decisões serão tomadas nas bases de forma conjunta, ou seja, as assembleias locais convocadas pelas associações de servidores do Incra, contarão com a presença de servidores do MDA. Com a Condsef, ficou combinado entre as entidades que quem representa os servidores do Incra é a direção da Cnasi e do MDA é a Assemda em conjunto a esta. Inclusive, a Plenária Nacional das entidades será no dia seguinte à plenária da própria Condsef.

Tal qual àquele ano, em 2014 o Governo continua descumprindo acordos de anos anteriores e mantém a sinalização de mais arrocho nas contas e orçamento. Também se identifica que o governo segue com a proposta de retirada de direitos trabalhistas dos servidores. O objetivo da atuação conjunta é concentrar forças e pressionar para que o governo instale um processo efetivo de negociações capaz de destravar pautas pendentes e atender as demandas mais urgentes apresentadas pelos servidores dos dois órgãos.

Convocatória de plenária nacional conjunta

A direção da Cnasi, então, convoca as associações de servidores do Incra em todo o Brasil a realizarem assembleia locais com seus associados, escolhendo delegados para participarem da Plenária Nacional no dia 21/03 em Brasília. As associações devem manter contato com os sindicatos locais a fim de viabilizarem a participação dos delegados escolhidos. 

Por sua vez, a direção da Assemda convoca os servidores das DFDAs (Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário) a se incorporem às assembleias locais das Assincras/Asseras (Associações Regionais dos Servidores do Incra ou da Reforma Agrária) para eleição comum de delegados à plenária nacional conjunta dos servidores da área agrária. As entidades lançaram uma Convocatória da Cnasi às Assincras/Asseras e uma Convocatória da Assemda aos associados para eleição de delegados e delegadas e um Documento Conjunto da Cnasi-Assemda que subsidia as discussões a serem realizadas pelas bases. 

O Documento Conjunto trata da necessidade da luta conjunta e de uma pauta unificada dos servidores federais da área agrária, do estado de arrocho geral no Serviço Público e da Reforma Agrária parada, da campanha salarial unificada 2014 dos servidores públicos federais, da pauta específica dos servidores do INCRA e MDA e do calendário de atividades.

Agenda
  • Até dia 18/03 – realização de atos conjuntos dos servidores do Incra e MDA;
  • Até dia 18/03 – realização de assembleias estaduais conjuntas, convocada pelas Assincras/Asseras e Assemda: com eleição de delegados à plenária da Condsef e à Plenária Conjunta da Cnasi e Assemda;
  • 19/03 – Ato unificado dos Servidores Públicos Federais;
  • 20/03 – Plenária Nacional da Condsef;
  • 21/03 – Plenária Nacional Conjunta da Cnasi e Assemda: com a consolidação da pauta específica conjunta e formação de um comando nacional de mobilização.
Fonte: Cnasi e Assemda

Atualizado em 07/03/2014 às 10h55.

Nenhum comentário: