Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Em duas assembleias servidores do MDA decidem valor da tabela e plano de carreira para campanha salarial 2015

As servidoras e os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) reuniram-se em assembleia geral em 24/09 e 30/09 para decidir sobre a proposta de referência à tabela salarial e a concepção de plano de carreira a ser defendido pela Associação junto ao seminário nacional dos servidores do INCRA e MDA, convocado para novembro em conjunto com a Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA (CNASI) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF).

Por deliberação da Plenária Nacional Conjunta CONDSEF-CNASI-ASSEMDA, do dia 14/08, a ASSEMDA e as associações regionais da CNASI realizaram uma rodada nacional assembleias locais para decidir os valores de referência da tabela salarial e a concepção de plano de carreira a ser defendido na campanha salarial 2015.

Na primeira pergunta da consulta no MDA constava como alternativas a paridade com IBAMA, com o MAPA ou outro valor. Na segunda se os servidores do MDA desejavam lutar por uma carreira própria, nova carreira unificada com o INCRA, migração à outra carreira ou ficar no PGPE.

No âmbito dos servidores do MDA, em razão do caráter nacional da ASSEMDA, foi encaminhado que, antecedendo a assembleia geral com essa pauta, se faria uma votação eletrônica consultiva. Essa votação se iniciou em 02/09, e visava permitir consultar a opinião dos servidores lotados pelos estados nas DFDAs e CERFALs ou em trânsito no dia da assembleia.

Porém, a Assembleia Geral do dia 24/09, ao debater os resultados da votação eletrônica resolveu adiar a decisão para uma nova assembleia a ser convocada para o dia 30 de setembro, prazo final da consulta.

Um dos questionamentos da base que motivou essa decisão foi que o sistema de votação usado permitiu que não filiados à ASSEMDA ou mesmo não servidores do MDA pudessem votar, inclusive mais de uma vez.

Também a Assembleia decidiu indicar voto aos associados na nova votação eletrônica: que a ASSEMDA defenderá em 2015 a criação de um plano de uma nova carreira agrária federal, unificada com o INCRA, e pela referência a tabela salarial a paridade de valores com os servidores da carreira do IBAMA, ICMBio e MMA.

Na Assembleia do dia 30/09 os presentes decidiram seguir a posição do encontro anterior, concluindo o processo. Assim, a ASSEMDA passa a defender este posicionamento para a campanha salarial 2015. Contudo, caberá aos participantes do Seminário Nacional dos Servidores do INCRA e MDA em novembro vindos de todo o Brasil, convocado conjuntamente pela CONDSEF-CNASI-ASSEMDA, desenvolver tal proposta a ser apresentada ao próximo governo.

Nenhum comentário: