Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Servidores do INCRA e MDA são convocados para Plenária Nacional no dia 14 de agosto

ASSEMDA e CNASI convocam a 3ª Plenária Nacional
Conjunta para  14/08. (Foto:  1ª Plenária/Arquivo ASSEMDA)
CNASI e ASSEMDA, em parceria com a CONDSEF, convocam as associações e os servidores do INCRA e MDA para participarem de Plenária Nacional, que será realizado durante todo o dia 14 de agosto de 2014 - no auditório da CONDSEF, em Brasília.

Durante o evento, diversos temas relativos às carreiras de servidores do INCRA e MDA, bem como seus respectivos órgãos e as políticas implementadas por estes serão expostos e debatidas pelos participantes. Ao final, deliberações tomadas durante o evento servirão de base para as ações da categoria nos anos de 2014 e 2015. A pauta do evento contempla: conjuntura e situação da Reforma Agrária; nova Carreira Agrária e implicações da Emenda 35 vetada; campanha salarial 2015; Reforma Estatutária da CNASI – ASSEMDA; Seminário Nacional dos Servidores do INCRA e MDA.

Acesse AQUI a Convocatória da CONDSEF – a ser repassada aos sindicatos, a fim de viabilizarem a participação dos delegados no evento.

Acesse AQUI a Convocatória da CNASI/ASSEMDA – base das discussões nas assembleias locais e da pauta específica do evento.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ato e Nota Pública em Encontro do Ministro Rossetto com MDA


Durante o Encontro servidores portavam faixas de protesto.
Os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário realizaram ato no Encontro do Ministro Miguel Rossetto com MDA e INCRA, realizado na tarde do dia 21/07. A ASSEMDA distribuiu no início do evento a Nota Pública "Ministro, precisamos tratar os problemas no MDA para cuidar do Rural brasileiro" (leia ao final) que chama a atenção para que não há como cuidar do trabalhador rural sem também que se cuide dos trabalhadores que levam às políticas públicas, sendo portanto, preciso o atendimento das reivindicações dos servidores acumuladas nos últimos 4 anos. E aproveitaram para denunciar as difíceis condições de trabalho para implementar as políticas públicas propagandeadas.

O Evento foi realizado pelo Ministério e a Autarquia no auditório da UniCorreios, em Brasília. Contou com a abertura e o encerramento pelo próprio ministro Rossetto e apresentações do presidente do INCRA Carlos Guedes, do Secretário Executivo do MDA Laudemir Muller e a assessora estratégica do Ministério Simone Gueresi. Nessas falas foram apresentados os "avanços" do atual governo na política de Desenvolvimento Agrário e a estratégia para o próximo ano-safra, sem contudo tratar da forma e das condições para implementar essas medidas. 

Durante essas falas, servidores na plateia empunharam faixas com dizeres "Ministro queremos uma audiência", "Ministro, o atendimento à nossas reivindicações anda a passos de tartaruga" e "Sem servidor bem remunerado não há desenvolvimento rural de qualidade". Após os três maiores gestores, foi autorizado falas livres da plateia. Entre elas, os secretários nacionais do MDA desperdiçaram o tempo e resolveram propagandear ações em suas pastas sem tocar nos problemas internos.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Boletim da ASSEMDA - Edição Especial (Julho de 2014)

Boletim da ASSEMDA - Frente
"Por uma ASSEMDA unida a outras entidades
 para fortalecer a luta"

A situação política nacional mudou após as grandes mobilizações de junho de 2013. A defesa de nossos direitos ultrapassa as questões setoriais e chega às esferas intersetoriais e nacionais. Só seremos mais vitoriosos se nos ligarmos organicamente a entidades que abarquem um conjunto mais amplo de trabalhadores do que apenas do MDA; entidades superiores à própria ASSEMDA, como por exemplo, estar filiado a uma federação e uma central.

Assim, por decisão da Assembleia do dia 17/07, a ASSEMDA convoca seus associados para decidir sobre filiar ou não a uma central e federação. Deverão responder numa consulta eletrônica. Na sequência, uma nova Assembleia ratificará oficialmente e votará a filiação a federação e a central propostas.


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Morreu Plínio de Arruda Sampaio, um lutador pela Reforma Agrária

por Almir Cezar
economista do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e diretor da ASSEMDA*

Na tarde de 08/07, o Brasil teve outra infelicidade, além da eliminação da Copa do Mundo: o falecimento de Plínio de Arruda Sampaio. Plínio, que embora, tenha ficado mais conhecido por sua candidatura a presidente da República em 2010, era ex-deputado federal, intelectual e militante de esquerda. Mas teve outra grande contribuição para o Brasil, sua militância pela causa da Reforma Agrária.

Não à toa, foi um dos "pais" do 2º  Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), elaborado no início do 1º mandato da presidência de Lula, quando ainda estava filiado ao PT - que veio a romper após o escândalo do Mensalão, em 2006. Esse plano sintetizava décadas de aspirações dos movimentos sindicais e populares do campo do Brasil por um modelo de desenvolvimento rural solidário e sustentável, alicerçado pela agricultura familiar e por um profundo e amplo reordenado fundiário. Porém, apesar de realístico, muito pouco desse plano foi implementado efetivamente pelo governo federal.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Assembleia Extraordinária (17/07) - Reta final da Campanha Salarial 2014

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
 ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES DO MDA 
 
17 DE JULHO DE 2014

A DIRETORIA COLEGIADA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DO MDA - ASSEMDA, em conjunto com a SESSÃO SINDICAL DO MDA do SINDSEP-DF, no uso das atribuições que lhe confere a alínea “a” do artigo 13 do Estatuto da Associação, convoca os seus associados e demais servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para participarem da Assembleia Extraordinária Conjunta para tratar dos seguintes assuntos:

I – PAUTA:
1. Informes Gerais; 

2.  Reta final da Campanha Salarial 2014, negociações e Audiência com o ministro Rossetto; 

3. Plenária Nacional dos Servidores Agrários da Condsef e nova plenária conjunta CNASI-ASSEMDA; e
 4. Filiação e parcerias da ASSEMDA a entidades superiores (CNASI e central sindical, etc).
II – LOCAL E DATA

A Assembleia Geral Extraordinária ora convocada será realizada no Setor Bancário Norte – Ed. Palácio do Desenvolvimento –Térreo - dia 17/07/2014 (terça-feira), com início às 09h30.

III – DISPOSIÇÕES FINAIS

Os trabalhos da assembleia serão consignados em ata circunstanciada, aprovada e assinada.

Brasília-DF, 10 de julho de 2014.

 Diretoria Colegiada da ASSEMDA e Seção Sindical SINDSEP/DF

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Problemas na conexão à internet no MDA e pedido de revisão da política de bloqueio de sites

Comunicado ASSEMDA nº 09/2014

Novos problemas na conexão à internet pela rede corporativa do MDA e equivocados bloqueios de acesso a sites, blogues e redes sociais e pedido da ASSEMDA de revisão dessa política

Página da CONDSEF uma das entidades trabalhistas
cujo acesso está bloqueada na rede MDA
A Direção da ASSEMDA protocolou nesta quarta-feira 09/07 um Ofício (nº 021/2014/ASSEMDA) à secretária executiva do MDA Cláudia Bonalume, coordenadora da Mesa Permanente de Negociações com os Servidores, tratando dos problemas decorrentes da mudança das regras de acesso às páginas eletrônicas da Internet pela rede corporativa do Ministério e solicitando revisão nessa política (veja o Ofício).

Os problemas que passam no momento o usuário da rede, de lentidão e bloqueio indiscriminado no acesso de sites, agravam a eterna dificuldade dos trabalhadores do MDA que utilizam a Intranet, a Internet e os aplicativos de sistema de governo em modo Web, situação esta mais grave vivida nas DFDAs e pelos usuários de sistemas, especialmente o Siater.

Ofício nº 21/2014/ASSEMDA
No Ofício há o pedido de liberação das redes sociais, blogues e sites de entretenimento e notícias em nome da qualidade de vida dos trabalhadores e melhorias na produtividade de trabalho. Pede-se ainda explicitamente a liberação de acesso a sites de entidades sindicais e associativas, como da ASSEMDA, CNASI e CONDSEF, que passaram a ficar bloqueada após a nova política, em razão de caracterizar-se como prática antissindical.

Esse pedido visa também a melhora da estabilidade de conexão na rede, pois, inclusive excesso de servidores do tipo proxy e bloqueios equivalentes, segundo especialistas consultados pela diretoria da Associação, agravam os problemas de conexão, como os quais vem vivenciado os trabalhadores do MDA, ao contrário da justificativa anunciada pela Administração.

A Associação reafirma que o problema real na rede corporativa do MDA não se encontra no tráfego e nos usuários, mas em sua infraestrutura de TI insuficiente ao órgão.

Brasília, 09/07/2014

A Diretoria Executiva

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Paralisação dos servidores do INCRA de Brasília

Comunicado da ASSERA
As servidoras e os servidores do INCRA de Brasília em assembleia da ASSERA/Br aprovaram ontem (01º/07) paralisar suas atividades de hoje (2/07) até o dia 04 de julho (sexta-feira) para forçar o governo Dilma a publicar uma Medida Provisória (MP) com o mesmo conteúdo do capítulo vetado no PLV  05/2014, que tratava da reestruturação das tabelas das carreiras do INCRA estabelecendo paridade de vencimentos com os servidores do IBAMA/Área Ambiental, também chamada de "emenda 35".