Boletim da ASSEMDA (setembro/2014)
A Plenária Nacional Conjunta do INCRA e MDA do dia 14/08 debateu e armou à categoria para os próximos meses e apontou que o setor agrário dos Servidores Públicos Federais devem rumar à unificação e convocar Seminário Nacional e uma consulta sobre tabela salarial.
Unificação do setor e reforma estatutária
Com a intenção unificar o setor agrário para criar um "supermovimento" pela valorização profissional, melhoria das condições de trabalho e defesa da Reforma Agrária e do desenvolvimento rural sustentável e solidário, a Plenária aprovou uma reforma estatutária da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA (CNASI) com o objetivo de transformá-la em uma nova entidade nacional representativa de grau superior, com um papel federativo a todo setor.
Com a reforma abriu-se à confederação que esta passe a representar extensivamente também os servidores do MDA e ainda a possibilidade da ASSEMDA vir a se filiar a CNASI, sem perder a qualidade de entidade representativa nacional desse segmento.
Há também o chamado geral a do todo setor agrário, inclusive às ASSINCRAs/ASSERAs não filiadas à CNASI e também aos engenheiros agrônomos do INCRA, cujo segmento de servidores é representando por uma entidade nacional própria. O que será debatido democraticamente com esses trabalhadores e suas lideranças.