Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ASSEMDA tem novo encontro com Secretário e estabelece agenda de negociação

SECRETÁRIO REAFIRMOU QUE O MDA RETORNARÁ APÓS VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT

Depois do encontro do dia 8 de junho passado, a Direção da ASSEMDA voltou a se reunir com o Secretário Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário Ricardo Roseno, em duas oportunidades (nos dias 20 de junho e 4 de agosto), bem como na sequência responsáveis de áreas específicas da Secretaria Especial (SEAD; ex-MDA).

ENCONTROS COM O SECRETÁRIO JOSÉ RICARDO

Na reunião do dia 20 de junho estiveram presentes o Secretário José Ricardo Roseno e o Chefe de Gabinete da Secretaria Nelson Andrade. Nesta reunião apresentamos a pauta de reivindicações com os 29 itens estruturados em 3 eixos discutida com o corpo de servidores durante as campanhas salariais passadas. O Secretário recebeu a pauta disse que estudaria os pontos apresentados, assegurou também a retomada da mesa de negociação permanente (Item 1 da pauta) com uma nova reunião no fim do mês de julho. O secretário acatou a sugestão da ASSEMDA de visita as unidades da Secretaria/Ministério.


Devido a compromissos do secretário uma nova reunião aconteceu apenas no início do agosto. Nesta, o secretário apresentou novos membros do gabinete: o secretário executivo adjunto Jefferson Coriatec, o novo Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) Roberto Vieira e o Assessor de Comunicação Thiago Leão.  Na reunião o secretário reassumiu o compromisso de retomar a mesa de negociação permanente com reuniões mensais, bem como assumiu o compromisso de implementar os itens do eixo “Mecanismo de Negociação e Democracia Interna” com retomadas dos Grupos de Trabalho Institucionais (GTI) temáticos e paritários entre a Administração e o Movimento de Servidores/as, sob coordenação da Administração através de sua SPOA; maior transparência na gestão do órgão, com a adoção de representantes dos servidores nos conselhos gestores das unidades e a presença de toda a equipe na elaboração do planejamento e nos momentos de avaliação; e incorporação de representação da ASSEMDA no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural (CONDRAF) e demais conselhos, comitês e conferências institucionais.

Como medidas com este fim o secretário solicitou a presença da Associação durante o planejamento estratégico da Secretaria/Ministério que se iniciou no dia 5 de agosto, bem como pediu a ASSEMDA auxilio na elaboração do plano de comunicação interna do órgão (deficiência apontada nas primeiras reuniões que tivemos com o secretário) e solicitou ao SPOA que agendasse uma reunião para a retomada dos Grupos de Trabalho. Na reunião o secretário voltou a afirmar que a Secretaria voltará a ser Ministério assim que encerrada a votação do impeachment.

No dia 5, a ASSEMDA se fez presente na primeira reunião de planejamento estratégico da Secretaria. Nesta primeira reunião estava prevista a apresentação de cada unidade da Secretaria/Ministério, suas políticas, ações e entregas. O planejamento prosseguirá nas próximas semanas. A Associação solicitou um espaço para apresentação da pauta na próxima reunião, pois entendemos que a política de recursos humanos é fundamental para a execução do planejamento estratégico e assim é importante informar todo o corpo da nova direção do ministério daquilo que se pleiteia para tal. A ASSEMDA conseguiu se incluir nas apresentações da semana seguinte. A ideia é apresentar a comunidade de gestores da Secretaria/Ministério sua história, estrutura e pauta com o fim de esclarecer como esta (focada na melhoria das condições gerais de trabalho do órgão) se incluir no planejamento estratégico como base para a Secretaria/Ministério alcançar seus objetivos.

REUNIÃO SOBRE COMUNICAÇÃO INTERNA
No dia 8 houve uma reunião para discussão do plano de comunicação interna. Durante a reunião com o Secretário José Ricardo, este afirmou querer utilizar a comunicação como instrumento de gestão, não apenas informando a público em geral sobre as políticas executadas pela Secretária/Ministério, bem como reforçando no corpo funcional os valores e princípios da organização. Os membros da assessoria de comunicação iniciaram a reunião reafirmando este intento, apresentaram o que já haviam pensado para área e pediram sugestões. 

A ASCOM apresentou o modelo do boletim informativo no formato jornal mural que será distribuído por e-mail e fixado nas dependências do Palácio do Desenvolvimento. Neste jornal serão divulgadas as ações das unidades do ministério. Nos foi oferecido um espaço para divulgação de informações da associação, o qual aceitamos. Sugerimos que fosse feito um espaço para os servidores no site divulgando informações de interesse, a exemplo de direitos e obrigações, oportunidades de capacitação, etc. 

Cobramos a melhoria da intranet, particularmente do boletim de serviço. Sugerimos a criação de uma Web Radio e a utilização da TV MDA para o público interno, lembrando que tais canais de comunicação podem ajudar na comunicação com as delegacias do ministério. Cobramos a realização de uma videoconferência entre o Secretário José Ricardo e os servidores das Delegacias, haja vista que não houve apresentação formal do secretário aos trabalhadores de fora da sede.


Propomos que os servidores retornando de cursos de pós-graduação (stricto ou lato sensu) com trabalhos finais defendidos realizem um seminário no ministério apresentando o resultado de seus estudos para a comunidade e sejam feitas entrevistas com o servidor sobre o estudo para divulgação no site e no jornal mural. Sugerimos a revitalização do espaço cultural do Incra que se encontra fechado a cerca de 4 anos. A gestão do espaço seria feita em parceria com as associações de servidores do Incra e da SEAD (MDA). 

Sugerimos a criação de um hotsite em que a população pudesse acessar os indicadores das políticas públicas do ministério, este tipo de painel de indicadores serviria para divulgar as ações do órgão e seus resultados para os públicos interno e externo. 

Por fim acordamos de estabelecer um calendário de datas importantes para os servidores em que a direção do ministério em conjunto com a associação realizariam atividades, iniciando com o dia dos servidores em 26 de outubro próximo.

REUNIÃO COM A SPOA

No dia 10 de agosto, nos reunimos com o SPOA e parte de sua equipe para tratar da retomada dos Grupos de Trabalho estabelecidos anteriormente para tratar das Comissões de Avaliação, Remoção, Qualidade de Vida, Capacitação e Gestão por Competência, além de outros assuntos. Em relação aos grupos de trabalho após uma breve revisão da memória destes grupos ficou estabelecido que os mesmos seriam recompostos e retomados a partir do próximo dia 24 de agosto. 

A associação realizará assembleia para definir os novos membros dos GTs. Foi tratada também a situação dos terceirizados, tanto da sede quanto das delegacias. Nos informaram que estão tentando manter o número atual de terceirizados e que o salário daqueles das delegacias será pago diretamente pelo ministério, posto que a empresa está em processo de falência.

O SPOA se comprometeu também em discutir com o Ministério do Planejamento a disponibilização de FCT’s e mais GSISTE’s para os servidores do Ministério e estabeleceu uma agenda de reuniões entre Subsecretaria e Associação.

Nenhum comentário: