Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Qualidade de vida no trabalho para os servidores do Desenvolvimento Agrário volta a ser debatida

ASSEMDA conseguiu compromisso da nova Administração

Uma das principais e mais antigas pautas da ASSEMDA desde sua fundação é a implantação no MDA (atual SEAD) de uma política institucional permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), visando o combate aos problemas pessoais e de saúde provocadas no ambiente e no processo de trabalho. O resultado direto da melhora QVT também é o aumento da produtividade e eficiência das(os) trabalhadoras(es) posta a serviço das políticas públicas de apoio à agricultura familiar, implantação da Reforma Agrária e promoção do desenvolvimento territorial rural sustentável e solidário.

Para isso, o órgão, por ação da Administração, deve melhorar nas unidades a infraestrutura com a ergonomia no mobiliário, climatização, dimensionamento, acessibilidade e boas ferramentas de trabalho. Implantar programas de gestão de conflitos e de melhora nas relações interpessoais na equipe, com prevenção e apuração aos casos de assédio moral e sexual. E desenvolver iniciativas de integração social com a comunidade e as famílias. Como também, demais ações laborais preventivas na saúde física e emocional.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SEAD não faz progressão funcional dos seus servidores

Sem solução imediata mesmo com negociações com o próprio Secretário Especial
EM RESPOSTA SERVIDORES DELIBERAM INDICATIVO DE PARALISAÇÃO

Reunidos em assembleia na tarde de quinta-feira, 22 de setembro de 2016, os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (atual SEAD) deliberaram por um indicativo de paralisação devido ao adiamento da publicação dos resultados e, consequentemente dos efeitos financeiros, da progressão funcional dos servidores efetivos enquadrados nas leis nº 11.357/2006 e nº 12.277/2010 (PGPE e Cargos específicos).

Na assembleia foram apresentadas as razões colocadas pela Coordenação de Recursos Humanos (CRH) para adiar a publicação dos resultados da avaliação de progressão funcional. Na realização do processo deste ano a CRH afirma ter identificado que um grupo de servidores progredira duas vezes no exercício de 2015, fato não permitido pelo marco regulatório empregado para progressão (Decreto nº 84.669/1980). A CRH, então, apresentou o caso a Comissão de Avaliação de Progressão Funcional, que inicialmente acordou de identificar os servidores enquadrados no caso apresentado e adiar a progressão destes servidores em 6 meses (adiada para março), contudo, a CRH mudou o entendimento em relação a este ponto criando um impasse.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Boletim da ASSEMDA de setembro - Indicativo de Paralisação

Chegou uma edição extraordinária do Boletim da ASSEMDA com o anúncio de indicativo de paralisação dos servidores federais do Desenvolvimento Agrário.

A decisão em assembleia se deve, tanto pela adesão ao movimento nacional dos servidores públicos federais (SPFs) contra a proposta do governo Temer de mais arrocho fiscal e de PEC 241 com atividade no dia 29/09, data apontada pelas centrais sindicais e pelo Fórum de Entidades dos SPFs. Como também, devido ao adiamento da publicação pela Administração da SEAD (ex-MDA) dos resultados e, consequentemente dos efeitos financeiros, da progressão funcional dos servidores enquadrados nas leis 11.357/2006 e 12.277/2010 (PGPE e Cargos específicos) e a situação atual das negociações em torno desse problema.

Clique AQUI para baixar a versão digital. Caso queira uma versão impressa solicite a um diretor ou conselheiro da ASSEMDA ou envie uma mensagem para o e-mail assemda@gmail.com ou  para o WhatsApp (61) 9.8215-1869.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ASSEMDA chama servidores do Desenvolvimento Agrário a integrarem mobilização nos dias 22 e 29

Assembleia de hoje discutirá a participação no calendário de luta contra retirada de direitos

Depois de uma ampla mobilização realizada em Brasília na última semana (de 12 a 14), com a Jornada de Lutas chamada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), trabalhadores de diversas categorias devem voltar às ruas nesta quinta-feira e na próxima (22 e 29). Os dias nacionais de Luta, Mobilização e Paralisação visam intensificar a reação e a unidade dos trabalhadores contra os ataques aos direitos sociais em curso - contidos em uma série de medidas como o PLP 257/16 (PLC 54/16), a PEC 241/16, as anunciadas reformas Previdenciária e Trabalhista -, rumo à construção da greve geral.

Os servidores do Desenvolvimento Agrário se reunirão hoje (22/09 às 14h30) em Assembleia Geral, convocada justamente nesta quinta-feira por causa da data e para discutir outros temas específicos do momento, como o grave problema em torno da progressão funcional. A diretoria da Associação Nacional solicitará na Assembleia Geral o máximo empenho dos servidores na construção de ações articuladas com as demais categorias, centrais sindicais, movimento estudantil e movimentos sociais, para a construção do dia 29 - nas Secretarias, DFDAs e CERFALs. 

O desafio é criar um calendário de mobilizações e paralisações, capaz de impulsionar a construção da greve geral chamada pelo FONASEFE e pelas Centrais Sindicais. Só a luta e a organização dos/as trabalhadores/as será capaz de barrar os retrocessos de direitos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Assembleia (22/09) - Problemas na progressão funcional e paralisação

Edital de Convocação
ASSEMBLEIA GERAL
DOS SERVIDORES DO MDA
22 DE SETEMBRO DE 2016

A DIRETORIA COLEGIADA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DO MDA - ASSEMDA, em conjunto à SESSÃO SINDICAL DO MDA do SINDSEP-DF, no uso das atribuições que lhe confere a alínea “a” do artigo 13 do estatuto da associação, convoca os seus associados e demais servidores do MDA, para participarem da Assembléia Geral Extraordinária para tratar dos seguintes assuntos: 
I – PAUTA:

1.      Informes;
2.      Problemas na Avaliação de Progressão Funcional;
3.      Indicativo de Paralisação.

sábado, 17 de setembro de 2016

GT de Gestão por Competências é reinstituido

No começo do mês de setembro foram retomadas as atividades do Grupo de Trabalho (GT) sobre Gestão por Competências no âmbito da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD, ex-MDA). O GT formado por membros da direção da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) e representantes dos servidores, eleitos em assembleia da ASSEMDA, visa implantar este modelo de gestão de pessoal na secretaria conforme o Decreto nº 5.707/2006, que instituiu a Política de Desenvolvimento de Pessoal na Administração Pública Federal.

Esta política visa, entre outros objetivos, melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e adequar as competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições públicas. O conceito de competência é pensado como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que embasam o desempenho do trabalhador, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competência é percebida como estoque de recursos (conjunto de capacidades humanas) que o indivíduo detém.