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sábado, 17 de setembro de 2016

GT de Gestão por Competências é reinstituido

No começo do mês de setembro foram retomadas as atividades do Grupo de Trabalho (GT) sobre Gestão por Competências no âmbito da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD, ex-MDA). O GT formado por membros da direção da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) e representantes dos servidores, eleitos em assembleia da ASSEMDA, visa implantar este modelo de gestão de pessoal na secretaria conforme o Decreto nº 5.707/2006, que instituiu a Política de Desenvolvimento de Pessoal na Administração Pública Federal.

Esta política visa, entre outros objetivos, melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e adequar as competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições públicas. O conceito de competência é pensado como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que embasam o desempenho do trabalhador, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competência é percebida como estoque de recursos (conjunto de capacidades humanas) que o indivíduo detém.

Assim, um sistema de gestão de pessoas orientado por competências procura articular a gestão de pessoas com a estratégia da organização e com as expectativas das pessoas, ganhando legitimidade e credibilidade por agregar valor tanto para a organização como um todo, quanto para as pessoas que com ela mantêm relações de trabalho.

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