ASSEMDA conseguiu compromisso da nova Administração
Uma das principais e mais antigas pautas da ASSEMDA desde sua fundação é a implantação no MDA (atual SEAD) de uma política institucional permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), visando o combate aos problemas pessoais e de saúde provocadas no ambiente e no processo de trabalho. O resultado direto da melhora QVT também é o aumento da produtividade e eficiência das(os) trabalhadoras(es) posta a serviço das políticas públicas de apoio à agricultura familiar, implantação da Reforma Agrária e promoção do desenvolvimento territorial rural sustentável e solidário.
Para isso, o órgão, por ação da Administração, deve melhorar nas unidades a infraestrutura com a ergonomia no mobiliário, climatização, dimensionamento, acessibilidade e boas ferramentas de trabalho. Implantar programas de gestão de conflitos e de melhora nas relações interpessoais na equipe, com prevenção e apuração aos casos de assédio moral e sexual. E desenvolver iniciativas de integração social com a comunidade e as famílias. Como também, demais ações laborais preventivas na saúde física e emocional.
Contudo, com a troca dos gestores à frente da Administração, as negociações, desde sempre difíceis, paralisaram. Mas a partir da retomada das reuniões de negociações em agosto e com os representantes novamente indicados pela Associação, aguarda-se a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) publicar uma nova portaria com os nomes a compor paritariamente o Grupo de Trabalho (GT) negocial, e a Coordenação de Recursos Humanos (CRH) reiniciar suas reuniões. O GT deve implantar um Comitê Permanente de QVT e um ambicioso plano de ação urgente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário