Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Servidores do MDA fazem ato bem humorado e se preparam para o 30 de agosto

O bolo de aniversário
(Atualizado às 18h05)

Nesta manhã de quarta-feira (28) as servidoras e os servidores o MDA de Brasília, convocados pela ASSEMDA, com o apoio da ASSERA/Br e da seção sindical do MDA do SINDSEP-DF, realizaram um ato bem humorado para rememorar o 1 ano do corte de ponto da greve de 2012 e se preparam para o 30 de agosto, dia de paralisação, seguindo a convocação das centrais sindicais, ao Dia Nacional de Mobilizações.

"Contra gesto truculento, bolo suculento"
Em 2012, os servidores do INCRA e MDA realizaram uma das fortes greves dos servidores públicos federais, e que justamente reivindicava tão somente que ambos os órgãos federais agrários cumpram sua missão institucional: Reforma Agrária, por meio do acesso à terra e condições de produção aos trabalhadores na agricultura familiar. Para tal o movimento grevista pedia (re)estruturação do INCRA e MDA, valorização e ampliação do seu corpo de servidores, desbloqueio e aumento dos recursos orçamentários dos seus programas e políticas e melhoria das condições físicas dos dois órgãos. Sendo, contudo, reprimidos e tendo sofrido com o baixo diálogo com o Governo Federal - o que se repete agora na campanha salarial 2013.
Alguns dos participantes posando para fotos, fazendo o
sinal de tesoura, aluzindo ao corte de ponto.

Assim, os servidores do MDA não podiam deixar em branco o completar de 1 ano do corte de ponto da greve de 2012. Em uma tenda armada pela Associação no térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede do INCRA e das secretarias Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cantaram "parabéns para você" e comeram um bolo de aniversário e vela, beberam refrigerante, café e chá, ironizando a data. E ainda contaram o hit musical da greve, a música "Índia, teus cabelos".

Paralisação e Dia Nacional de Mobilização
O ato de hoje é parte integrante da programação aprovada pela ASSEMDA para o Dia Nacional de Mobilização e de Paralisação, nesta sexta-feira 30 de agosto, convocado pelas centrais sindicais, e apoiado pela Condsef (Confederação Nacional dos Servidores Federais) e Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Públicos Federais, para acelerar as negociações da pauta da classe trabalhadora, entregue ao governo e ao Congresso Nacional, em março, que entre outros itens, reivindica a Reforma Agrária e serviço público de qualidade.

Cartaz da paralisação de 30 de agosto
Os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário aprovaram sua paralisação para o 30 de agosto, em conjunto com os servidores do INCRA, com atividades com o movimento do campo e nos atos unificados pelas cidades.  No Distrito Federal, as Centrais Sindicais, especialmente a CSP-Conlutas e a CGTB, estarão concentradas desde as primeiras horas do dia em frente ao Edifício Palácio do Desenvolvimento, junto com servidores dos dois órgãos, trabalhadores rurais, partidos políticos e outras diversas categorias.

A tarde os trabalhadores irão se deslocar para se encontrarem na Esplanada dos Ministérios com membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) para realização de um ato conjunto em defesa a pauta de reivindicações da classe trabalhadora, entregue ao governo e ao Congresso Nacional no dia 7 de março deste ano, que conta com os seguintes itens: fim dos leilões do petróleo; fim do fator previdenciário; jornada de trabalho de 40 horas, sem redução de salário; contra o PL 4.330, sobre terceirização; 10% do PIB para a educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; Reforma Agrária; entre outros.

Veja mais fotos:









Nenhum comentário: