Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dia 27/11 venha curtir e debater na 2ª 'Festa Black Friday MDA'!

Cartaz da Festa 'Black Friday MDA'
Dando início a maratona de festas de fim-de-ano e celebrando o Mês da Consciência Negra, a ASSEMDA convida os seus associados e associadas, os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário em geral, seus familiares e toda a comunidade para a segunda edição da "Festa Black Friday MDA".

O evento acontecerá em uma tenda montada no térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede do INCRA e da maioria das secretarias nacionais do MDA, na tarde (a partir das 16h) do dia 27 de novembro - última sexta-feira do mês. Haverá show ao vivo de banda com samba e músicas afrobrasileiras, comidas típicas e uma roda de conversa para debater a igualdade racial no Brasil.

Um dos desafios dos movimentos sociais é pensar e cobrar do Poder Público, para que este pense, faça e execute políticas públicas a partir de uma visão transversal e articulada, sempre levando em consideração as diversas parcelas sociais que compõem o Brasil. O objetivo com o tema da festa é promover o interesse pelo debate da luta pelo fim do racismo e da desigualdade social étnico-racial, tanto no campo brasileiro, espaço alvo das políticas públicas do MDA, como também no próprio Serviço Público.

Novembro é o mês que se comemora a Consciência Negra, em memória de Zumbi dos Palmares e outras lideranças negras e afrodescendentes, como Dandara, outra heroína do Quilombo dos Palmares. Também é o momento de celebrar tantos outros heróis e heroínas da liberdade e igualdade, de tantos outros episódios nacionais, negligenciados pela História oficial e pelo racismo. 

O nome da festa também faz menção ao tradicional dia em que o comércio se prepara para o início da maratona do Natal e Ano Novo. É uma brincadeira, inclusive com o fato de que essas festas ao invés de espaço para confraternização, vem se mercantilizando cada vez mais, e o quanto acabam espremidas pela correria do fim de ano.

Atualizado em 18/11 às 15h11


Nenhum comentário: