Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

NOVO MINISTRO


Após um longo processo, em que cerca de seis nomes foram cogitados para assumir o Ministério, a presidenta Dilma Rouseff escolheu o deputado federal baiano Afonso Florence para ocupar o cargo de ministro do desenvolvimento agrário. Historiador e ex-secretário de desenvolvimento urbano do estado da Bahia, ligado a corrente política do ex-ministro Guilherme Cassel.

O demorado processo de escolha do ministro (o MDA foi o último ministério a ter o nome do titular definido) denota que as políticas públicas executadas nos últimos anos (e os números do censo agropecuário corroboram essa hipótese) foram vitoriosas no sentido de viabilizar a pequena e média agricultura e o reordenamento fundiário como parte da estratégia de desenvolvimento brasileiro, o que acendeu a cobiça de diferentes correntes políticas pelo Ministério.

Contudo, apesar de vitoriosa a política de desenvolvimento rural precisa dar um passo adiante, e o caminho a seguir foi dado pela presidenta Dilma quando elegeu a eliminação da pobreza extrema como objetivo de todo o governo federal, cabendo um importante papel ao MDA, devido à sua área de atuação: o meio rural, em que a pobreza geralmente assume proporções alarmantes.

O corpo de servidores do MDA pode contribuir para esse “passo adiante”, sendo, no entanto, necessário que o Ministério valorize seus servidores. A ASSEMDA saúda o novo Ministro, ao tempo que reitera o pedido de audiência com ele e enumera abaixo os 11 principais pontos de reivindicação dos servidores do MDA:

1) Plano de Cargos e Remuneração

2) Diálogo permanente entre Servidores e Administração

3) Melhoria nas condições de trabalho

4) Plano de Formação e Qualificação

5) Ampliação do quadro de servidores efetivos do MDA

6) Qualidade de Vida do Servidor

7) Política de realocação de servidores

8) Universalização da GSISTE na área de PMA e aumento das gratificações no âmbito do MDA

9) Isonomia Salarial entre os servidores

10) Aumento na participação do MDA no Orçamento Geral da União (OGU)

11) Planejamento participativo

Nenhum comentário: