Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MDA se reúne com INCRA, CONDSEF, CNASI E ASSEMDA

Na segunda-feira, 21 de fevereiro, às 8h reuniram na Secretaria-Executiva do MDA os dirigente do MDA (o Ministro Afonso Bandeira, a Secretária-Executiva Márcia Quadrado, o Chefe de Gabinete Wellington Rezende e o Secretário-Executivo Adjunto Jerônimo Rodrigues) e do INCRA (o Presidente Rolf Hackbart) com os representantes do movimento sindical e associativo dos servidores da CONDSEF (Josemilton), da CNASI (Décio, Reginaldo, José Parente, Débora, Solange, Acácio, Joaquim, Jesus, Luiz, Conceição Oliveira e Cláudio Luiz) e da ASSEMDA (Március e Almir) para tratar das notícias sobre Reestruturação do INCRA.

A reunião foi aberta pelos representantes da CONDSEF e CNASI que cobraram dos gestores do MDA uma posição sobre as matérias divulgadas nos jornais da possível divisão da Instituição, como também da indefinição do MDA, no tocante a política de Reforma Agrária e ordenamento fundiário.

Questionamos a falta de interlocução do MDA com as entidades e os movimentos sociais. Aproveitamos para cobrar a outra agenda que trata das questões funcionais, como valorização e capacitação dos trabalhadores do INCRA e MDA.


A Secretária-Executiva na sua fala deixou claro que não haverá divisão no INCRA e muito menos a sua extinção. O que o governo está fazendo no momento é definir algumas políticas que busquem erradicar a pobreza extrema, como Reforma Agrária, ordenamento fundiário, regularização fundiária e fomento de segurança alimentar, neste sentido, serão preciso instrumentos eficazes que busquem inclusive as 600 mil famílias dispersas por todo o país que são invisíveis as políticas públicas. E que há um grande desafio do MDA e do INCRA na implementação destas políticas.

Afirmaram que o diálogo será permanente com as entidades que representam os servidores e os movimentos sociais, no sentido de construção conjunta de propostas que possam fortalecer a missão do INCRA.

Logo em seguida, a reunião contou com a presença do Ministro do MDA, onde houve uma nova rodada de intervenções das entidades.

Neste momento, a CONDSEF cobrou não só a participação dos trabalhadores na construção de projetos que busquem o fortalecimento do INCRA, como também uma agenda que busque discutir a valorização dos servidores, abertura de concursos públicos para permitir o funcionamento adequado da Instituição.

O Ministro na sua fala reforçou esta interlocução com as entidades dos movimentos sociais e dos servidores, pediu desculpas por não ter recebido a CONDSEF, a CNASI e a ASSEMDA, devido o período de transição que se encontrava o MDA.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 24/02/11 (5ª feira), às 16 horas, com o Ministro do MDA, com a CNASI e a CONDSEF. A reunião com a ASSEMDA ficou para outra data, quarta-feira 23/02, à tarde, para tratar dos problemas específicos dos servidores do MDA.

Nenhum comentário: