Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Curtas & Venenosas, número 5

As curtas e venenosas são um espaço de humor que usa como matéria-prima as situações vividas pelos servidores do ministério. Não somos uma coluna de fofocas, somos uma coluna que usa as fofocas do ministério para fazer rir, informar, criticar e reivindicar melhorias.

Palácio do (sub)Desenvolvimento
Não só de vazamentos vive o Palácio do Subdesenvolvimento... Quem olha a fachada do prédio pode ver janelas estilhaçadas... O que nos faz lembrar da Teoria da Janela Estilhaçada.


Palácio do (sub)Desenvolvimento II
Para quem não conhece esta teoria, desenvolvida por dois sociólogos americanos, afirma que a indiferença em relação a pequenos delitos pode levar à tolerância a crimes mais graves.

Para ilustrar os autores usam o seguinte exemplo:

"Imagine um prédio com algumas janelas quebradas. Se elas não forem consertadas, a tendência é que vândalos quebrem outras. Eventualmente, eles podem também invadir o imóvel e, se estiver desocupado, transformá-lo em abrigo ou incendiá-lo. Considere, ainda, uma calçada. Algum lixo se acumula nela. Logo, mais lixo virá. Aos poucos, as pessoas começarão a descarregar todo o seu lixo nessa calçada."

Resumidamente, a imagem de uma janela quebrada que não é consertada é a de algo com que ninguém se importa.

Palácio do (sub)Desenvolvimento III
Tomando por base esta teoria podemos imaginar qual a mensagem passada pela fachada do prédio sobre os órgãos responsáveis pela agricultura familiar e a reforma agrária...

Banksi
Obviamente, toda teoria tem seu contraponto. Para não nos alongar vamos pegar um exemplo dado pelo grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês, Banksi.

Uma das primeiras aplicações da teoria da janela estilhaçada como política pública foi em Nova Iorque. Um dos autores da Teoria foi contratado pela prefeitura da cidade para, a partir de medidas de combate a pequenos delitos, restaurar as noções de ordem e segurança, e começou seu trabalho por aquilo que, segundo ele mais simbolizava a degradação, as pichações.

Banksi II
No livro “Guerra e Spray”, de Banksi, o autor publica trecho de uma carta que recebeu de um morador de Nova Iorque pedindo que ele parasse de fazer pichações na sua vizinhança, devido a essas terem transformado o local em um dos mais procurados por intelectuais, jovens empresários, executivos e “hipsters” de todo tipo. Aumentando os custos de morar lá e indo totalmente na contramão do pregado na teoria das janelas estilhaçadas.

Se olharmos por este lado talvez fosse interessante fazer umas intervenções artísticas no prédio...

Sugestões?

Concessionária
E a concessionária do PAC2 mudou de endereço porque não deu conta das entregas...

Mulheres
O MDA é pródigo em atitudes contraditórias. Dia desses uma servidora grávida se queixou que sempre que saia para fazer exames sentia-se constrangida pelo olhar de sua chefa, que parecia se incomodar com as saídas da moça para realizar o pré-natal.

Isso num ministério que tem uma diretoria de políticas para mulheres...

Mulheres II
Outro caso curioso foi de uma servidora que ao pedir para ser removida para outro setor ouviu da chefia que ela poderia sair sim desde que por meio de permuta. Normal, esta é a prática no ministério. O curioso foi que só seria aceita a permuta se a substituta fosse mulher!

Estranho, não?

Seria um caso de machismo extremo ou de feminismo extremo?

Do you remember FCT’s?
Alguém se lembra das FCT’s?

O levantamento foi feito por todas as áreas?

O projeto com o pedido do quantitativo de FCT’s já foi encaminhado ao Planejamento, ou está parado na SPOA?

Estas e outras perguntas seguem sem respostas...

Indigestão
Pode ter passado despercebido por todos, mas não por nós.

Depois que noticiamos os apuros passados por alguns servidores em um restaurante chique, a direção da ASSEMDA pediu discretamente que servidores escrevam sobre gastronomia...

Estas notas foram geradas automaticamente pelo sistema Pepe Legal*. Para contribuir basta enviar sua sugestão ou critica para curtas.assemda@gmail.com que as melhores serão automaticamente selecionadas pelo Pepe Legal.

* Pepe é um acrônimo para Programa Especial de Publicação e Edição.

Nenhum comentário: