Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Curtas & Venenosas, número 6

Esta semana de feriado as Curtas & Venenosas circulam na quarta-feira devido ao feriadão. Afinal não podíamos deixar aqueles que irão viajar sem nossas atualizações semanais de tudo que há de mais engraçado no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A Mudança da Concessionária
Noticiamos aqui na semana passada que a concessionária do PAC2 mudou-se. Isso depois de cerca de três meses no novo lar...

O motivo da mudança também foi dito, mas vamos pegar um trecho do relatório de gestão da unidade do ano de 2011 para expor mais profundamente o motivo:

“Em segundo lugar, cumpre destacar que a equipe de servidores da SDT é insuficiente para o desempenho de todas as atividades necessárias, em especial no que diz respeito ao acompanhamento do Programa nos Estados e nos Territórios Rurais apoiados, bem como para o monitoramento dos projetos apoiados”


Em outros trechos do relatório é repetido, quase como mantra, que a falta de recursos financeiros, humanos e materiais é motivo para a baixa execução da unidade...

A Mudança da Concessionária II
E apesar disso, a unidade ganhou mais uma ação para executar...

Deu no que deu...

Ou melhor, no que não deu...

A Mudança da Concessionária III
E a unidade vai aumentar o número de territórios esse ano...

Para os mesmos recursos humanos...

Mas, afinal, sempre se pode contratar consultores...

E mudar o organograma...

Criar novas coordenações, extinguir outras... Mudar atribuições... 

Mudança de estrutura
Aliás, já que critérios gerenciais não parecem guiar as mudanças vamos propor alguns critérios alternativos, quiçá inovadores.

M de...
O primeiro critério proposto é a numerologia. Atualmente todos os diretores e coordenadores da referida unidade tem nomes começados pela letra M, pode ser este o motivo dos problemas...

... Mapa... Astral...
 Seguindo na linha esotérica poderiam consultar um mapa astral, verificar o alinhamento dos astros... Mais fácil que verificar os colegiados...

Gente Desinformada
Entretanto tem gente dizendo que o melhor seria chamar uma Babalorixá para fazer um descarrego na unidade...

Obviamente, gente desinformada e diretores maldosos irão dizer que já se tentou algo da Bahia e que não deu certo...

E as FCT’s ?
Por enquanto, resposta nenhuma...

Mantra
Como começamos falando em Mantra no início e nossa conversa descambou para o esoterismo, vamos terminar com o mantra tão repetido neste ministério:

"O MDA orienta suas políticas na busca de numa agricultura sustentável por onde os agricultores possam se inserir em um processo de conversão verde da gestão produtiva gerando interdependência por insumos externos e agregando maior valorização da produção familiar e do conhecimento local através de bancos genéticos crioulos e do gerenciamento coletivo da produção valorizando a construção justa e solidária de um tecido social através do desenvolvimento nas diversas esferas que compõem o desenvolvimento sustentável."

Leiam, repitam (em voz alta!) e deixem o mantra se apoderar de vocês...



Estas notas foram geradas automaticamente pelo sistema Pepe Legal*. Para contribuir basta enviar sua sugestão ou critica para curtas.assemda@gmail.com que as melhores serão automaticamente selecionadas pelo Pepe Legal.

* Pepe é um acrônimo para Programa Especial de Publicação e Edição.

Nenhum comentário: