Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Nota Pública contra atos de violência sofridas por servidores do INCRA e MDA do Ceará

A Direção da ASSEMDA lança Nota Pública contra atos de violência sofridas por servidores do INCRA e MDA lotados no Ceará durante ocupação de Superintendência Regional (episódio noticiado pela imprensa).


NOTA PÚBLICA

Na segunda-feira dia 24 fevereiro, por volta das 16 horas, ativistas dos movimentos populares ligados ao Movimento dos Trabalhadores dos Sem Terra (MST) ocuparam a sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Estado do Ceará (SR-2/INCRA) e resultando que 28 servidores do Instituto e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cuja Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/CE) compartilha o edifício, acabassem por mais de 3 horas seguintes em situação de cárcere privado e sob ameaças, insultos e desacatos.

Os Gestores da DFDA e SR negligenciaram sua responsabilidade com a integridade física dos servidores e contrariaram a Portaria Interministerial nº 325/1998, que determina que no caso da iminência de uma invasão, os servidores devem se retirar imediatamente do trabalho e comunicar o fato à Polícia Federal (PF) e à Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ambos, ainda, abriram negociação com os ocupantes do MST, sem antes exigir a soltura dos servidores, e inclusive restringiram a atuação da PF, que se apresentara no local.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Mesa de negociação é retomada após reunião da CNASI com MDA

Durante a reunião da direção da Confederação Nacional da Associações dos Servidores do INCRA (CNASI) com a equipe do Gabinete do ministro Patrus Ananias, do MDA, para apresentar as reivindicações dos servidores do INCRA da carreira de “Reforma e Desenvolvimento Agrário” foi acertada a retomada da mesa permanente de negociação do setor agrário.

Na reunião – que ocorreu na tarde desta quinta-feira (26/3), em Brasília, com a secretária Executiva, Maria Fernanda Ramos Coelho (e integrantes de sua assessoria), pois o ministro Patrus Ananias teve outra agenda e não pode comparecer -, a Cnasi apresentou as reivindicações da categoria. 

segunda-feira, 23 de março de 2015

Condsef divulga convocatórias para atividades de 7 a 9 de abril

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF), confederação que os servidores do INCRA e MDA constam em sua base, enviou convocatórias a suas entidades filiadas para uma agenda de atividades que acontece durante a semana da Jornada Nacional de Luta que vai reunir servidores federais e outros setores da sociedade civil organizada em Brasília nos dias 7, 8 e 9 de abril. A ASSEMDA, como também faz a CNASI, orienta sua base a participa dessas atividades convocadas pela CONDSEF.

No dia 6 a direção nacional da entidade participa de um seminário sobre negociação coletiva. No dia 8 a Condsef realiza mais uma reunião do seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). E no dia 9 de abril uma plenária nacional reúne representantes da maioria dos servidores do Executivo para discutir o cenário político e econômico. A necessidade da deflagração de uma greve também estará em pauta. Acesse AQUI a convocatória.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Engenheiros do MDA realizam 'Protocolaço' contra imposto sindical em seus salários lançado irregularmente pela CRH

Na manhã desta sexta-feira (20/03) um grupo de servidores engenheiros aderiu ao "Protocolaço" contra o desconto irregular nos seus salários feito pela Coordenação de Recursos Humanos do MDA (CRH/MDA). 

Esta semana sob a alegação de força de uma liminar precária, a CRH lançou irregularmente na folha de pagamento dos engenheiros lotados no Distrito Federal um imposto sindical que beneficia um sindicato local, não reconhecido pelos servidores. 

A ação dos engenheiros consistiu em protocolamento individual de um memorando, cujo modelo foi elaborado pelo jurídico da ASSEMDA, em que cada servidor comunica à CRH não autorizar tal desconto de imposto sindical em seus salários. Os servidores que não puderam comparecer poderão nos próximos dias protocolar seus próprios memorandos.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Comunicado ASSEMDA nº 02/2015 - o imposto sindical sobre os engenheiros


A Direção da ASSEMDA comunica a seu associados as resoluções da Assembleia Setorial dos Engenheiros de Brasília de 19/03 cuja pauta tratou-se do desconto em folha de imposto sindical ao Senge-DF:

  • Protocolar memorandos individuais junto ao CRH em que o servidor desautoriza o desconto (baixe aqui o modelo).
  • Entrar com duas ações judiciais: uma conjunta com o Sindsep-DF, SindPFA e Assera-Br contra a liminar do Senge-DF e outra contra a CRH do MDA contra o desconto.
  • Realizar um "protocolaço" na manhã de sexta-feira (20/03), às 11h, na CRH do MDA - 2º andar do Edifício Palácio do Desenvolvimento.
  • Oficializar o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração e a Secretária Executiva do MDA sobre a ação irregular da CRH.
Brasília, 19 de março de 2015

A Diretoria Executiva



sexta-feira, 13 de março de 2015

Fórum dos Servidores Federais convoca jornada nacional de luta em abril

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPFs) lançou o cartaz da Jornada Nacional de Luta, parte da agenda de mobilização da Campanha Salarial Unificada 2015. A jornada ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de abril em Brasília (DF), e tem entre suas pautas o atendimento das reivindicações por parte do governo, a defesa de serviços públicos de qualidade, e a posição contrária às privatizações, terceirização, cortes de direitos e precarização. 

A campanha, organizada pelo Fórum Nacionais dos SPFs, teve seu lançamento em 25 de fevereiro com um ato realizado pelos servidores na frente do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em Brasília. e também organizou manifestação contra a privatização da saúde, no dia 6 de março, no Rio de Janeiro (RJ). O Fórum lançou também o jornal da Campanha Salarial, que pode ser acessado aqui.

O lançamento do cartaz da Jornada Nacional de Luta, que pode ser acessado e baixado, é mais um passo da luta unificada dos SPF. As entidades que compõem o Fórum pedem ainda abertura imediata do processo de negociação, nos moldes Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) já ratificada, inclusive, pelo próprio governo. Confira aqui a Carta.

quinta-feira, 12 de março de 2015

CNASI convoca suas associações para assembleia geral no dia 8 de abril

A Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA (CNASI), entidade parceira orgânica da ASSEMDA, está convocando os servidores da Autarquia, por meio de suas associações locais (ASSINCRAs e ASSERAs), para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 8 de abril de 2015, em Brasília.

O evento, que ocorrerá no auditório do 11º andar da Sede nacional da autarquia, vai discutir e deliberar a seguinte pauta: Informes nacionais e dos estados; conjuntura nacional; plano de lutas; encaminhamentos. Acesse AQUI a convocatória.

A Direção da CNASI solicita ainda que as associações de servidores entrem em contato com as direções dos Sindicatos a fim de participarem das assembleias locais para saírem delegados da Plenária da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF), confederação cujo o setor dos servidores do MDA e INCRA está incluído em sua base sindical, que ocorrerá no mesmo período, em Brasília.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Fórum Nacional de Servidores Federais apresenta os materiais da campanha salarial unificada 2015

Cartaz da campanha salarial unificada 2015
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais apresentou os materiais gráficos de propaganda da campanha salarial unificada 2015, lançada em 25 de fevereiro, para ser reproduzidos e trabalhados pelas entidades locais e setoriais dos servidores, como a ASSEMDA, e pelos fóruns estaduais.

O Fórum Nacional reúne 32 entidades sindicais nacionais de todos os servidores federais dos Três Poderes. Entre elas está a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), confederação cujo o setor dos servidores do MDA e INCRA está incluído em sua base sindical, e ainda 3 centrais sindicais, a CUT, CTB e CSP-Conlutas. 

A campanha unificada foi construída em uma série de reuniões, cujo ápice foram dois encontros com a presença de mais de 350 representantes de base, um Seminário Nacional ocorrido em novembro do passado e uma Reunião Ampliada no final de janeiro. Não participaram apenas entidades sindicais nacionais, mas também um conjunto amplo de entidades setoriais e locais de servidores federais, inclusive a própria ASSEMDA, que orienta sua base, como também faz a CNASI, a  se utilizar desses materiais de propaganda.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Servidor público em gozo de férias tem direito ao auxílio-alimentação

Servidor público em gozo de férias regulamentares tem direito ao recebimento do auxílio-alimentação, uma vez que tais períodos de afastamento são considerados como de efetivo exercício. Com esses fundamentos, a 1ª Turma do TRF da 1ª Região reformou parcialmente sentença de primeira instância que condenou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a pagar auxílio-alimentação incidente sobre férias e licenças consideradas pela Lei 8.112/90como de efetivo exercício.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Ação judicial da GDACE

A Coordenação de Assuntos Jurídicos da ASSEMDA prepara a ação judicial pelo pagamento dos meses não pagos referente a parte dos 20 pontos individuais  da avaliação de desempenho da GDACE entre 2010 e 2013 aos servidores dos cargos de economistas, engenheiros (agrônomo, agrimensor e florestal) e estatísticos. As informações foram apresentadas na assembleia do dia 24/02. 

As associados e os associados deverão preencher procuração e juntar os cópias dos seguintes documentos:

terça-feira, 3 de março de 2015

Campanha de filiação

As servidoras e os servidores chegados no MDA no último ano, especialmente os servidores de exercício descentralizados (ATPSs, EPPGs, APOs, ATIs, etc) e os requisitados (INCRA, etc), têm mais uma oportunidade de acessar os benefícios de associar-se à ASSEMDA e a fortalecer esta ferramenta de luta. Iniciou-se a campanha de filiação voltada a eles. E quem é do MDA a mais tempo, mas também ainda não se filiou pode fazê-lo agora também.

Para se filiar basta preencher uma ficha de filiação com um dos diretores ou na sede da Associação no horário de atendimento ou se filiar pela página http://www.assemda.net/p/filiacao.html.

segunda-feira, 2 de março de 2015

ASSEMDA organiza Dia das Mulheres no MDA

Celebrando Março, Mês da Mulher, a ASSEMDA organiza para a próxima sexta-feira, 06 de março, véspera do Dia Internacional (08/03), um "dia lilás do MDA", com palestras e festa em Brasília, onde as mulheres (e os homens) trabalhadores do MDA poderão discutir o machismo e a desigualdade de gênero. No sábado haverá também um churrasco.

Apesar de representarem metade da população do campo, as mulheres são mais de 70% das pessoas em situação de pobreza extrema no meio rural. Não dá para falar em desenvolvimento rural sustentável e solidário sem a superação dessa situação. Por isso a importância de discutirmos (e combatermos) o machismo e a desigualdade de gênero. O tema também é importante às servidoras (e aos servidores) do MDA, tendo em vista às denúncias da ASSEMDA contra algumas chefias pelas práticas de assédio moral e sexual, cujo alvos são em geral as mulheres.