Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

sexta-feira, 20 de março de 2015

Engenheiros do MDA realizam 'Protocolaço' contra imposto sindical em seus salários lançado irregularmente pela CRH

Na manhã desta sexta-feira (20/03) um grupo de servidores engenheiros aderiu ao "Protocolaço" contra o desconto irregular nos seus salários feito pela Coordenação de Recursos Humanos do MDA (CRH/MDA). 

Esta semana sob a alegação de força de uma liminar precária, a CRH lançou irregularmente na folha de pagamento dos engenheiros lotados no Distrito Federal um imposto sindical que beneficia um sindicato local, não reconhecido pelos servidores. 

A ação dos engenheiros consistiu em protocolamento individual de um memorando, cujo modelo foi elaborado pelo jurídico da ASSEMDA, em que cada servidor comunica à CRH não autorizar tal desconto de imposto sindical em seus salários. Os servidores que não puderam comparecer poderão nos próximos dias protocolar seus próprios memorandos.

Há 3 semanas atrás a Direção da ASSEMDA interpelou em ofício a coordenadora de Recursos Humanos Manoela Camino sobre os rumos desse desconto irregular, sem obter resposta. Apenas na semana passada a mesma após reunião com diretores da Associação confirmou, embora a formalização do ato apenas ocorreu depois da reunião, em uma situação claramente irregular. Para complicar, a comunicação do mesmo pela CRH aos atingido ocorreu apenas hoje, claramente depois que se anunciara que haveria uma ação dos servidores para esta manhã.

Os servidores engenheiros de Brasília reuniram-se ontem (19/03) em assembleia setorial para discutir a situação e elaborar alguma iniciativa. Deliberou-se por entrar com uma processo judicial contra o dito sindicato para cancelar o desconto, como também contra a CRH pela ação irregular. O memorando protocolado hoje será útil nessas ações judiciais.

Na assembleia estiveram ainda presentes diretores do Sindicato dos Peritos Federais Agrários (SindPFA, ex-Assinagro) e Associação dos Servidores da Reforma Agrária de Brasília (Assera/Br) em que anunciaram a parceria com os servidores engenheiros do INCRA na luta para reverter o desconto, que também está por acontecer por lá.

A diretoria da ASSEMDA discutirá os desdobramentos do movimento de hoje e novas iniciativas em sua reunião ordinária da semana que vem. Todos os servidores estão convidados!

Nenhum comentário: