Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nesse DIA 1º DE MAIO lembre: - Cuidar dos trabalhadores do campo é cuidar dos trabalhadores que cuidam dos trabalhadores do campo!

Servidores do INCRA e MDA param em 07/05 e farão Jornada de Lutas na próxima semana

Panfleto lançado para o  Dia 1º de Maio
Nas áreas que atendem diretamente a população trabalhadora como saúde, educação, desenvolvimento agrário, entre outros, se enxerga um cenário crítico no serviço público: sem condições adequadas de trabalho, os servidores responsáveis por atender a população precisam lidar com dificuldades estruturais em seus locais de trabalho e a falta de recursos, sem mencionar as discrepâncias causadas pela má gestão, ingerências políticas e injustiças. E com carreiras pouco atraentes até mesmo os novos concursados logo deixam essas áreas.

Não por acaso no serviço público de apoio aos agricultores familiares, ao desenvolvimento rural sustentável e à Reforma Agrária segue em dificuldades no Brasil, enquanto neste governo se destina bilhões e bilhões de reais aos latifundiários e industriais com incentivos fiscais e créditos subsidiados, aos banqueiros com juros da dívida e empreiteiras com o PAC e as obras da Copa do Mundo.

Por isso, as servidoras e os servidores federais do desenvolvimento agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) decidiram suspender no próximo dia 07 de maio de 2014 suas atividades por todo o Brasil, com mobilizações e manifestações e se juntarão à Grande Marcha na Esplanada dos Ministérios com os demais Servidores Públicos Federais.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Assembleia aprova paralisação e participação em ato em Brasília do dia 07

Cartaz do Fórum Nacional convocando
a Grande Marcha dos SPFs
As servidoras e os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) decidiram em assembleia geral extraordinária da categoria realizada na manhã de hoje (29/04) pela participação do ato conjuntos com os servidores do INCRA e demais Servidores Públicos Federais na cidade de Brasília/DF no dia 07 de maio de 2014, bem como suspenderão suas atividades por todo o Brasil durante todo o dia, com mobilizações e manifestações.

A paralisação é parte da Jornada de Lutas (06 a 09/05), convocada pela Plenária Nacional Conjunta da CNASI-ASSEMDA, realizada no dia 21 de março, acompanhando assim o calendário da CONDSEF e do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais.

Negociações emperradas - A paralisação é o recurso disponível à categoria, ante a dificuldade do Ministério do Planejamento de realizar negociações efetivas, oficializar uma proposta que venha ao encontro com os anseios dos servidores e firmar um acordo que atenda as reivindicações apresentados pelas entidades representativas. Vale lembrar que, a ASSEMDA e as demais entidades continuam abertas a negociação de propostas que atendam aos interesses dos servidores, evitando assim eventual movimento paredista por tempo indeterminado, que com certeza trará transtornos para o órgão, para os servidores e a sociedade de uma forma geral.

Pelos Estados - A Direção da ASSEMDA orienta aos servidores do MDA dos estados lotados nas DFDAs que além de paralisarem suas atividades, se integrem às caravanas organizadas pelos sindicatos estaduais de servidores federais filiados à CONDSEF e às associações regionais filiadas à CNASI (ASSERAs/ASSINCRAs) que virão ao ato em Brasília ou participem das atividades locais nesse dia organizadas por essas entidades.

Em Brasília - Os servidores do MDA de Brasília, em conjunto com do INCRA, estão organizando uma concentração em frente ao Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede da autarquia e da maioria das secretarias do ministério, para realizar uma ato local, a partir das 8h, com café da manhã e piquete de convencimento, e depois se dirigir à Grande Marcha dos SPFs na Esplanada dos Ministérios. Também estão convidados para a concentração membros dos movimentos sindicais e populares do campo do DF e Entorno.

Oficializado - Por fim, a decisão da paralisação foi pela Direção da ASSEMDA oficialmente comunicada ao Ministro Miguel Rossetto e ao conjunto da Administração do MDA, visando cumprir os ritos da legislação trabalhista, portanto os servidores do órgão estão no pleno gozo do direito a participar das mobilizações e manifestações.

Mais informações pelo telefone: (61)8215-1869 ou email: assemda@gmail.com

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Servidores do INCRA e MDA realizarão Jornada de Lutas na próxima semana

Calendário inclui ato em Brasília com paralisação e nova plenária conjunta CNASI/ASSEMDA

Dando prosseguimento a campanha salarial unitária 2014 na próxima semana as servidoras e os servidores do INCRA e MDA por todo o Brasil realizarão uma Jornada de Lutas (06 a 09/05), com um calendário que inclui paralisação nacional com ato em Brasília no dia 07 de maio e nova plenária nacional conjunta organizada pela ASSEMDA e CNASI no dia 09/05, conforme decisão em nossa última Plenária realizada no dia 21 de março, acompanhando o calendário da CONDSEF.

O objetivo é apoiar as ações unificadas do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais e da CONDSEF e pressionar o Governo para que o Ministério do Planejamento (MPOG) abra negociação para a pauta de reivindicações da campanha salarial setorial dos servidores federais dos órgãos agrários (MDA/INCRA), que segue paralisada.

Calendário de luta 
  • 6 de maio – Reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da CONDSEF; 
  • 7 de maio - Paralisação e Ato Nacional em Brasília; 
  • 8 de maio - Plenária Nacional da CONDSEF; 
  • 9 de maio – Plenária Conjunta CNASI/ASSEMDA. 
Nova Plenária Nacional

A CNASI lançou convocatória à suas associações regionais (ASSINCRAs/ASSERAs) para se incorporarem as atividades e ainda realizarem assembleias locais para eleger delegados à Plenária Nacional - com a autorização da ASSEMDA as assembleias serão conjuntas entre servidores do INCRA e do MDA. 

Leia o teor da Convocatória da CNASI na imagem ao lado.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Assembleia Geral, 29/04 - Campanha Salarial e Paralisação de 07/05

Edital de Convocação
ASSEMBLEIA GERAL
DOS SERVIDORES DO MDA
29 DE ABRIL DE 2014

A DIRETORIA COLEGIADA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DO MDA - ASSEMDA, em conjunto à SESSÃO SINDICAL DO MDA do SINDSEP-DF, no uso das atribuições que lhe confere a alínea “a” do artigo 13 do estatuto da associação, convoca os seus associados e demais servidores do MDA, para participarem da Assembléia Geral Extraordinária para tratar dos seguintes assuntos:
 I – PAUTA:

1.      Informes Gerais;
2.      Campanha Salarial e Negociações 2014 com MPOG e MDA;
3.   Pagamento das partes restantes da GDACE 2012/2013;
4.   Paralisação Nacional dos Servidores Públicos Federais de 07 de maio;
5.   Resultados da reunião com novo ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto;
6.   Atividades dos Dias das Mães;
7.   Resoluções dos Grupos de Trabalho Institucionais.

II – LOCAL E DATA
A Assembléia Geral Extraordinária ora convocada será realizada no Setor Bancário Norte – Ed. Palácio do Desenvolvimento – Térreo - dia 29/04/2014 (terça-feira), com início às 09h30.

III – DISPOSIÇÕES FINAIS
Os trabalhos da assembléia serão consignados em ata circunstanciada, aprovada e assinada.

Brasília-DF, 23 de abril de 2014.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dias das Mães 2014 da ASSEMDA: Abertas inscrições para curso

A Assemda e a Assera/Br informam que estão abertas, até às 12h do dia 25 de abril de 2014, as inscrições para o curso de DECUPAGEM EM PRATO DE VIDRO, evento que faz parte das comemorações do DIA DAS MÃES entre as trabalhadoras e os trabalhadores do Incra e MDA.
  
O curso de DECUPAGEM EM PRATO DE VIDRO será realizado no dia 28 de abril de 2014, na Sede do Incra e da maioria das secretarias do MDA (Edifício Palácio do Desenvolvimento), das 14 às 16h.

As inscrições podem ser feitas na Sede da Assera/BR, no 14º andar, sala 1404. As vagas são limitadas. 
Mais informações pelo telefone: (61) 3411-7554.

Em breve serão divulgadas mais atividades programadas para o Dia das Mães.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Novas datas para pressão e mobilização em abril e começo de maio

Para chamar a atenção para os problemas do setor público, diversas ações de pressão têm sido convocadas pelo fórum em defesa dos servidores e serviços públicos. 

Entre as próximas atividades está um dia nacional em memória das vítimas de acidentes de trabalho apontado para 28 de abril. No dia 1º de maio mais atos devem acontecer nos estados reforçando a luta dos servidores em busca de atendimento de sua pauta de reivindicações. No dia 6 de maio a Condsef (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal) realiza uma reunião com o seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). Dia 7, um ato nacional com marcha à Brasília está previsto. No dia 8 a Condsef agendou nova plenária nacional para que a categoria siga discutindo processo de mobilização.

É importante que os servidores acompanhem o calendário de atividades proposto em defesa dos servidores e serviços públicos. O objetivo é intensificar as pressões junto ao governo para conquistar avanços nas negociações que seguem estagnadas.

Acompanhe o calendário e participe das lutas:
28/04 – Dia nacional em memória das vítimas de acidentes de trabalho
01/05 – Dia do Trabalhador com atos nos estados
06/05 – Reunião CDE 
07/05 – Ato nacional com marcha a Brasília
08/05 – Plenária Nacional da Condsef

Fonte: Condsef

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Servidores do INCRA e MDA de Brasília realizam ato no Dia Nacional de Mobilização

Servidoras e servidores do MDA e INCRA de Brasília chegando ao espaço
 do "ato-café da manhã" no térreo do Ed. Pal. do Desenvolvimento.
Nesta terça-feira (08/04) as servidoras e servidores do MDA e INCRA de Brasília participaram do "ato-café da manhã", atividade integrante do Dia Nacional de Mobilização pelos estados, convocado pela CNASI e ASSEMDA, por orientação da CONDSEF e Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais. Falas dos presentes enfatizaram a necessidade de mais pressão para deslanchar a negociação. Novas atividades e uma paralisação estão marcadas.

A CNASI e a ASSEMDA decidiram na plenária conjunta em 21 de março se incorporar ao dia de luta, orientando às regionais a realizar atividades pelas capitais e principais cidades pelo país, quando possível com paralisações e atos locais e em conjunto com demais categorias dos servidores federais. Na capital federal a ASSEMDA e a ASSERA/Brasília, associação regional filiada à CNASI, logo no começo do expediente realizaram um ato com um café da manhã coletivo para todos os trabalhadores dos dois órgãos no térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede do INCRA e da maioria das secretarias do MDA.

A ASSEMDA chegou a protocolar um pedido de audiência pública com o novo ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto que ocorresse nesse dia (08/04), para que este ouvisse de um plenário de trabalhadores dos dois órgãos agrários federais as reivindicações da pauta da campanha salarial e falasse diretamente aos presentes. Sua realização consistia em um teste ao clima de andamento das negociações internas do órgão, prévio a um calendário de manifestações e paralisações para as próximas semanas. Porém o pedido foi ignorada pela Administração do órgão, reproduzindo a postura geral do governo, inclusive nas negociações conduzidas pela CONDSEF e Fórum Nacional.

Falas enfatizaram pressão para deslanchar a negociação

Banner do Dia Nacional de Mobilização
Além da mesa com café, chá e sanduíches, formou-se uma plenária para pronunciamentos e recados do diretores das duas entidades e dos próprios trabalhadores presentes. O tom das falas foi de cobrança por atenção do governo para a urgência de dialogar com os trabalhadores do setor público e investir adequadamente em serviços de qualidade para a população, em especial aos órgãos de organização agrária.

Os presentes foram unânimes em afirmar da necessidade de intensificar as pressões junto ao governo, inclusive com paralisações e atos, para conquistar avanços nas negociações, que seguem estagnadas, e comprometem nesse ano as ações da Reforma Agrária e do apoio à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável e solidário. Também se cobrou a postura do ministro Miguel Rossetto, do secretário executivo do MDA Laudemir Muller e do presidente do INCRA Carlos Guedes em apoiar às reivindicações do movimento de servidores e ajudar nas negociações.

Novas atividades e paralisação estão marcadas

Dando prosseguimento ao calendário da campanha salarial unificada, o Fórum Nacional aponta para mais um Dia Nacional de Lutas com atos nos estados no dia 1º de maio e uma atividade nacional com Marcha a Brasília para o dia 7 de maio para voltar a pressionar o Planejamento pelo atendimento da pauta mais urgente dos federais. Os servidores do INCRA e MDA deverão realizar uma grande paralisação neste dia.

Veja a seguir mais algumas imagens:

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Amanhã (08/04): Dia Nacional de Mobilização dos servidores do INCRA e MDA

Amanhã, dia 8, terça-feira, servidores do INCRA e MDA farão um Dia Nacional de Mobilização com atividades em todo o Brasil. Atos serão organizados pela ASSEMDA e pelas entidades que compõem a CNASI nos estados e os setores dos movimentos sociais também serão convidados a participar. Em Brasília haverá um ato conjunto logo no começo da manhã no Palácio do Desenvolvimento. O intuito, mais uma vez, é chamar a atenção do governo para a urgência de dialogar com os trabalhadores do setor público e investir adequadamente em serviços de qualidade para a população, em especial os servidores dos órgãos de organização agrária.

(Consulta às Bases) Minuta da nova Norma de Remoção

Prezados colegas servidoras e servidores,

Após algumas reuniões do GTI (Grupo de Trabalho Institucional) de Remoção, redigiu-se uma minuta de nova Norma Interna de Remoção, tentando viabilizar a operacionalização da mobilidade dos servidores, uma das reivindicações da pauta da Campanha Salarial 2014. O qual a direção da ASSEMDA submete à consulta às bases.

A última norma publicada acabou por não ser operacionalizável à medida que continha como o foco o concurso de remoção, o que por sua vez, implicava na previsão de novo concurso público pela frente, o que até o momento o Governo, tanto o MPOG quanto a Administração do MDA vêm negligenciando.  Assim foi preciso desenvolver outras formas e maneiras na Norma.

A proposta está dentro do possível de uma negociação, e com alguns pontos que certamente serão questionados pela Administração, mas que entendemos importantes. De fato, pode não resolver de imediato o problema de todos nem garantir a remoção, mas pelo menos abrirá portas e define procedimentos.

Assim, a ASSEMDA abre até sexta-feira 11/04/2014 consulta à base para sugestões de acréscimos ou supressões no texto da norma e seus anexos a ser encaminhados aos representantes do GTI. 

Para ler ou baixar o documento clique aqui. As sugestões deverão ser enviadas como mensagem para o correio eletrônico oficial da ASSEMDA: assemda@gmail.com

Obs: favor pontuar as sugestões no próprio e-mail e não no texto.

Abraços,

A Diretoria

sexta-feira, 4 de abril de 2014

ASSEMDA solicita audiência pública com novo ministro Rosseto

Servidores do MDA pedem para discutir a pauta de reivindicações

Ofício com o pedido de audiência
A Direção da ASSEMDA enviou um ofício cumprimentando o novo ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto por sua nomeação e solicitando uma audiência pública, até o dia 09/04, para tratar a pauta dos servidores do órgão da campanha salarial 2014 (enviada em um ofício anterior).

Esta solicitação atende decisão da Assembleia Geral do dia 26/04 e visa que o ministro conheça o conjunto de trabalhadores do MDA, para além dos eventos e cerimônia organizados pelo Gabinete e pela Secretaria Executiva, e possa ouvir manifestações do plenária especialmente sobre as reivindicações da pauta da campanha salarial, como também falar diretamente com os presentes, respondendo a questionamentos e explanando à respeito do colocado e de seus próprios planos para o órgão.

A data escolhida para audiência é o novo Dia Nacional de Lutas com paralisação nos Estados (veja a íntegra do calendário aqui) aprovado pelo Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Federais e pela CONDSEF (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal), e consiste em um teste ao clima de andamento das negociações internas do órgão, prévio a um calendário de manifestações e paralisações para as próximas semanas.

A solicitação da audiência pública foi debatida pela Associação com a Administração do MDA na segunda reunião desse ano da Mesa Permanente de Negociação, em dia 1º de abril, no qual a secretária Executiva Cláudia Bonalume e o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Francisco Djalma ficaram de dar resposta o quanto antes sobre esse evento.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nova datas da jornada de lutas dos servidores federais

Servidores federais vão parar atividades em todo o Brasil no próximo dia 8
Veja o calendário do Fórum Nacional de Entidades dos SPFs

O fórum que reúne 31 entidades nacionais em defesa dos servidores e serviços públicos definiu um calendário de atividades para o início de abril. O objetivo é intensificar as pressões junto ao governo para conquistar avanços em negociações que seguem estagnadas. Mesmo depois de duas atividades de pressão em Brasília, o Ministério do Planejamento ainda não apresentou respostas formais à pauta unificada dos federais. No dia 7 de abril as entidades do fórum vão participar de um ato no Rio de Janeiro em defesa de saúde pública e gratuita com qualidade. No dia 8, terça-feira, servidores farão um Dia Nacional de Lutas com paralisação de atividades em todo o Brasil. Atos serão organizados pelas entidades que compõem o fórum nos estados e setores dos movimentos sociais também serão convidados a participar.