Servidoras e servidores do MDA e INCRA de Brasília chegando ao espaço
do "ato-café da manhã" no térreo do Ed. Pal. do Desenvolvimento. |
Nesta terça-feira (08/04) as servidoras e servidores do MDA e INCRA de Brasília participaram do "ato-café da manhã", atividade integrante do Dia Nacional de Mobilização pelos estados, convocado pela CNASI e ASSEMDA, por orientação da CONDSEF e Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais. Falas dos presentes enfatizaram a necessidade de mais pressão para deslanchar a negociação. Novas atividades e uma paralisação estão marcadas.
A CNASI e a ASSEMDA decidiram na plenária conjunta em 21 de março se incorporar ao dia de luta, orientando às regionais a realizar atividades pelas capitais e principais cidades pelo país, quando possível com paralisações e atos locais e em conjunto com demais categorias dos servidores federais. Na capital federal a ASSEMDA e a ASSERA/Brasília, associação regional filiada à CNASI, logo no começo do expediente realizaram um ato com um café da manhã coletivo para todos os trabalhadores dos dois órgãos no térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede do INCRA e da maioria das secretarias do MDA.
A ASSEMDA chegou a protocolar um pedido de audiência pública com o novo ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto que ocorresse nesse dia (08/04), para que este ouvisse de um plenário de trabalhadores dos dois órgãos agrários federais as reivindicações da pauta da campanha salarial e falasse diretamente aos presentes. Sua realização consistia em um teste ao clima de andamento das negociações internas do órgão, prévio a um calendário de manifestações e paralisações para as próximas semanas. Porém o pedido foi ignorada pela Administração do órgão, reproduzindo a postura geral do governo, inclusive nas negociações conduzidas pela CONDSEF e Fórum Nacional.
Falas enfatizaram pressão para deslanchar a negociação
Falas enfatizaram pressão para deslanchar a negociação
Banner do Dia Nacional de Mobilização |
Os presentes foram unânimes em afirmar da necessidade de intensificar as pressões junto ao governo, inclusive com paralisações e atos, para conquistar avanços nas negociações, que seguem estagnadas, e comprometem nesse ano as ações da Reforma Agrária e do apoio à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável e solidário. Também se cobrou a postura do ministro Miguel Rossetto, do secretário executivo do MDA Laudemir Muller e do presidente do INCRA Carlos Guedes em apoiar às reivindicações do movimento de servidores e ajudar nas negociações.
Novas atividades e paralisação estão marcadas
Dando prosseguimento ao calendário da campanha salarial unificada, o Fórum Nacional aponta para mais um Dia Nacional de Lutas com atos nos estados no dia 1º de maio e uma atividade nacional com Marcha a Brasília para o dia 7 de maio para voltar a pressionar o Planejamento pelo atendimento da pauta mais urgente dos federais. Os servidores do INCRA e MDA deverão realizar uma grande paralisação neste dia.
Veja a seguir mais algumas imagens:
(Fotos do começo do ato)
Atualizado às 16h30.
Veja a seguir mais algumas imagens:
(Fotos do começo do ato)
Atualizado às 16h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário