Amanhã, dia 8, terça-feira, servidores do INCRA e MDA farão um Dia Nacional de Mobilização com atividades em todo o Brasil. Atos serão organizados pela ASSEMDA e pelas entidades que compõem a CNASI nos estados e os setores dos movimentos sociais também serão convidados a participar. Em Brasília haverá um ato conjunto logo no começo da manhã no Palácio do Desenvolvimento. O intuito, mais uma vez, é chamar a atenção do governo para a urgência de dialogar com os trabalhadores do setor público e investir adequadamente em serviços de qualidade para a população, em especial os servidores dos órgãos de organização agrária.
O Fórum Nacional de Servidores Públicos Federais, que reúne 31 entidades nacionais em defesa dos servidores e serviços públicos, e a CONDSEF definiram um calendário de atividades para o início de abril. Para amanhã definiram fazer um Dia Nacional de Lutas com paralisação de atividades em todo o Brasil. Os movimentos de mobilização dão força aos trabalhadores da Valec e técnicos das universidades federais que já deram a largada para greves legítimas por tempo indeterminado.
O objetivo é intensificar as pressões junto ao governo para conquistar avanços em negociações que seguem estagnadas. Mesmo depois de duas atividades de pressão em Brasília, o Ministério do Planejamento ainda não apresentou respostas formais à pauta unificada dos federais.
Em Brasília
A CNASI e a ASSEMDA decidiram na plenária conjunta em 21/03 se incorporar ao dia de luta, orientando às regionais a realizar atividades pelas capitais e principais cidades pelo país, quando possível com paralisações e atos locais e em conjunto com demais categorias dos servidores federais.
Na capital federal e sede do MDA e INCRA, Brasília, a ASSEMDA e a associação regional filiada à CNASI, a ASSERA/Br, realizarão atividades por todo o dia. Logo no começo da manhã as duas entidades estão programando ato com um café da manhã coletiva para todos os trabalhadores, a partir das 9h, no térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede do INCRA e da maioria das secretarias do MDA.
Próximos passos
Para avaliar as atividades, o Fórum Nacional volta a se reunir na sede da Condsef em Brasília no dia 11 de abril. Outras atividades já estão apontadas. Entre elas está um dia nacional em memória das vítimas de acidentes de trabalho com paralisação de auditores e servidores administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Além disso, o fórum aponta mais um Dia Nacional de Lutas com atos nos estados no dia 1º de maio e uma atividade nacional com marcha a Brasília para o dia 7 de maio para voltar a pressionar o Planejamento pelo atendimento da pauta mais urgente dos federais.
Ignorado pedido de audiência com o novo ministro Rossetto
A ASSEMDA, por decisão de sua última assembleia protocolou um pedido de audiência pública com o novo ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto para o dia 08/04, porém totalmente ignorada até o momento pela Administração do órgão, apesar de oficializado desde 27/03 e discutido diretamente na última reunião da Mesa Permanente de Negociação.
O objetivo era que este ouvisse do plenária as reivindicações da pauta da campanha salarial e falasse diretamente com os presentes, respondendo a questionamentos e explanando à respeito do colocado, como também pudesse apresentar seus próprios planos para o órgão. Sua realização consistia em um teste ao clima de andamento das negociações internas do órgão, prévio a um calendário de manifestações e paralisações para as próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário