Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ASSEMDA participou de encontros no fim de semana que organizam as lutas dos trabalhadores em 2015

Neste fim de semana trabalhadores de todo o país se reuniram
em Brasília para organizar as lutas de 2015. (Foto: Auditório
lotado na reunião ampliada do Fórum de Servidores Federais).
Representantes da ASSEMDA participaram neste fim de semana em Brasília de dois importantes encontros do movimento sindical e popular  para organizar as lutas unificadas dos trabalhadores nesse começo de 2015.

Na sexta-feira (30/01) mais de 70 representantes de 40 entidades sindicais, movimentos estudantis e populares de 15 diferentes estados se reuniram no primeiro encontro do Espaço Unidade de Ação de 2015 e reafirmaram que “os trabalhadores não pagarão a conta da crise”. 

Já no sábado (31/01) e domingo (1º/02) mais de 350 pessoas realizaram a Reunião Ampliada do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs), que reúne sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais (CSP-Conlutas, CUT e CTB) da imensa maioria desse segmento de trabalhadores de todo o país, definindo a pauta, as campanhas e o calendário da campanha salarial unificada de 2015.

Espaço Unidade de Ação reafirma “os trabalhadores não pagarão a conta da crise”

O primeiro encontro do Espaço Unidade de Ação de 2015
reuniu mais de 70 representantes de 40 entidades sindicais,
 movimentos sociais e populares de 15 diferentes estados.
Mais de 70 representantes de 40 entidades sindicais, movimentos sociais e populares de 15 diferentes estados se reuniram em Brasília (DF) nesta sexta-feira (30), no primeiro encontro em 2015 do Espaço Unidade de Ação, para debater a conjuntura e traçar os eixos de enfrentamento unificado da classe trabalhadora e da juventude para este ano. Estiveram presentes no encontro pela ASSEMDA, os diretores Almir Cezar e Flauzino Antunes.

As recentes medidas provisórias editadas pelo governo federal MP 664 e 665, que retiram direitos históricos dos trabalhadores, foram duramente criticadas pelos participantes, assim como a política de ajuste fiscal anunciada pelo do governo Dilma. A criminalização dos movimentos e dos lutadores também foi destaque nas falas, com a denúncia perseguição e prisão de militantes em diversos estados.

A crise hídrica e elétrica e o impacto nos empregos, principalmente na região Sudeste, foram apontados por representantes de diversas categorias, que ressaltaram a necessidade de intensificar a mobilização e conscientização da população. A necessidade de ampliação da luta em defesa do transporte público de qualidade e pelo passe livre nacional também foi destacada, assim como o combate à homofobia, machismo e racismo.

Ao final do encontro, foram aprovadas por aclamação as diretrizes que nortearão uma declaração política da reunião, com um chamado à unidade ampla para a luta, sob o eixo “os trabalhadores não aceitam pagar a conta da crise”. O documento deverá ser divulgado no início da próxima semana.

Entre as iniciativas definidas estão a realização de reuniões nos estados, destacando os eixos gerais de luta, e também incorporando as pautas locais; a edição de um jornal nacional do Espaço de Unidade de Ação, para fomentar os debates na base, com conteúdo de agitação política e  formação. Foi sinalizada a realização de uma nova reunião, com data ainda a ser definida. 

Orientou-se ainda as entidades que compõe o Espaço de Unidade de Ação a apoiar com todas as forças as agendas de mobilização das lutas já em curso como a Campanha Unificada dos Servidores Públicos Federais, o movimento de luta no campo, as manifestações em defesa do transporte público, pela revogação do reajuste das tarifas e pelo passe livre.

(Para ler mais sobre o encontro do Espaço de Unidade de Ação clique AQUI)

Reunião Ampliada do Fórum Nacional prepara campanha salarial em 2015 dos servidores federais
  
Na manhã do sábado (31), a reunião teve início com análise
 de conjuntura por parte das três centrais sindicais que integram o
 Fórum das Entidades Nacionais dos SPF: CTB, CUT e CSP-Conlutas.
Aconteceu nesse final de semana (31/01 e 1º/02) em Brasília a reunião ampliada do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs), que reúne sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais (CSP-Conlutas, CUT e CTB) da imensa maioria desse segmento de trabalhadores de todo o país. 

A partir desta segunda-feira (02/02) o Fórum Nacional anunciará o calendário de lutas e a pauta unificada. As entidades sindicais também sairão construindo comitês em cada estado, apostando em um levante dos trabalhadores do funcionalismo publico federal brasileiro. O Ato de lançamento da campanha salarial será no dia 25 de fevereiro.

Estiveram presentes na reunião ampliada representando a ASSEMDA, os diretores Almir Cezar e Flauzino Antunes.

Confira pauta, campanhas e calendário aprovado na reunião ampliada dos servidores federais

(Para ler mais sobre a Reunião Ampliada do Fórum Nacional dos SPFs clique AQUI).

Com informações: sites do ANDES-SN, CSP-Conlutas e Agência de Notícias Alternativas.

Atualizado em 04/02/2014

Nenhum comentário: