Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CNASI e ASSEMDA iniciam atividades parlamentares de 2015 com apresentação de pauta de reivindicações ao núcleo agrário do PT

Representantes da CNASI e ASSEMDA participam da reunião do núcleo
agrário do PT da Câmara dos Deputados
As reivindicações dos servidores do Incra e MDA foram apresentadas aos deputados federais que integram o chamado “Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores (PT)”, que é um grupo político que historicamente tem dado o  maior apoio parlamentar aos trabalhadores do Instituto e Ministério. O mais forte e recente exemplo deste apoio foi durante a greve de 2012, quando os deputados do Núcleo fizeram defesas da categoria em diversas instâncias, como: Plenário do Congresso Nacional, Ministério do Planejamento e gabinetes do Incra e MDA, além de entrevistas para imprensa nacional e de seus estados.

A apresentação das reivindicações foi feita pelos representantes dos servidores do Incra e MDA durante reunião do Núcleo Agrário do PT, ocorrido na tarde desta terça-feira (24/2), na Sala de Reuniões da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Atualmente 22 deputados federais de diversos estados brasileiros integram o Núcleo Agrário do PT.

Os representantes dos servidores do Incra e MDA apresentaram as reivindicações, delimitando-as em três pilares, que são: 1 – promoção das políticas de Reforma Agrária, Regularização Fundiária, Cadastro Rural e Agricultura Familiar; 2 – fortalecimento dos órgãos federais que executa essas políticas (Incra e MDA); 3 – valorização dos servidores. 

Os representantes defenderam que para a promoção das políticas citadas no "item um" é necessário vontade política do governo central, com destaque para a Presidência de República, autorizando/determinando aos gestores do Incra e MDA atuarem efetivamente em seus desenvolvimentos. 

Para o segundo item, foi destacado que o fortalecimento dos órgãos executores dessas políticas se dá necessariamente por reestruturação geral e ampliação volumosa de orçamento. 

No terceiro quesito, os representantes defenderam melhoria das condições de trabalho, concurso para novos servidores no Incra e MDA, concurso de remoção, ampliação de benefícios (refeição, transporte, saúde, creche, etc) e melhorias dos padrões remunerativos, equiparando-os à tabela do Ibama, com melhorias e adequações à realidade do Incra e MDA - como foi definido pelos trabalhadores e consolidado durante  evento em Brasília, com participação de representantes de vários estados.

 Apoio

Deputados Núcleo Agrário do PT foram unânimes em apoiar as reivindicações apresentadas pela Cnasi e Assemda. Os discursos proferidos pelos parlamentares durante a reunião foram no sentido de que sem promoção das políticas, fortalecimentos dos órgãos executores e valorização dos agentes (servidores do Incra e MDA) o público beneficiário não terá acesso aos serviços.

O deputado Zeca do PT, que é vice-coordenador do Núcleo e era quem presidia o encontro, reafirmou na reunião o que disse ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, no dia 10 de fevereiro. Zeca defendeu reestruturação da reforma agrária e melhorias no tratamento da Agricultura Familiar, bem como a necessidade da reforma administrativa no Incra.

Os dois deputados do Núcleo Agrário do PT que estão intrinsecamente ligados ao Incra, pois são assentados, são Valmir Assunção (PT-BA) e Marcon (PT-RS), e também eles deram total apoio às reivindicações e se colocaram à disposição para debates e lutar na defesa das pautas apresentadas.

Cópias de documentos com pauta dos servidores, bem como de solicitações de reuniões com MDA e Incra foram repassados aos deputados do Núcleo. Os representantes da Cnasi e Assemda pediram ainda apoio para que se consiga reuniões da Mesa de Negociação do Incra/MDA no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Outros apoios

As direções da Cnasi e Assemda vão nas próximas semanas manter contato com outros grupos de políticos e parlamentares, no sentido de buscar ampliar o apoio às reivindicações da categoria.

As entidades solicitam que também as associações de servidores nas delegacias do MDA, superintendências regionais e unidades avançadas acionem as lideranças políticas e parlamentares nas suas regiões de atuação e apresentem a pauta de reivindicações, buscando apoio, destacando os três pilares citados anteriormente (1 – promoção das políticas de Reforma Agrária, Regularização Fundiária, Cadastro Rural e Agricultura Familiar; 2 – fortalecimento dos órgãos federais que as executa essas políticas ; 3 – valorização dos servidores).

Acesse AQUI mais informações sobre a atuação de parlamentares, inclusive do Núcleo Agrário, durante a greve dos servidores do Incra e MDA em 2012. A greve durou cerca de três meses e foi uma das maiores já realizadas por estes trabalhadores - levando-se em consideração o nível de adesão, apoio político/parlamentar e divulgação na imprensa.

Nenhum comentário: