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segunda-feira, 25 de julho de 2011

Informe ASSEMDA - sobre o Grupo de Trabalho-GT Condições de Trabalho

Informe ASSEMDA - julho de 2011

Informações sobre a instalação do Grupo de Trabalho(GT) Condições de Trabalho

Colegas servidoras e servidores do MDA,

Na última sexta-feira, 8/07, instalou-se o GT Condições de Trabalho entre a Administração do MDA  e a ASSEMDA. O GT é o segundo de um compromisso firmado pela Secretária Executiva do MDA Márcia Quadrado com o movimento.

Estiveram presentes representando o movimento dos servidores, Almir Cezar (direção da ASSEMDA e economista lotado na SERFAL), Március (direção da ASSEMDA e agente administrativo, NEAD), Renato (agronômo, SDT) e Keliane (agronôma, SDT). Pela Administração, Kátia, coordenadora geral de Administração e Recursos Humanos (CGARH), e Glaicy, coordenadora de Recursos Humanos (CRH). Esteve ausente Luiz Cláudio, Subsecretário da SPOA.

A primeira reunião definiu diretrizes, parâmetos e cronograma para o GT. A ideia central é que o GT seja um espaço que sistematize as propostas de solução aos vários problemas na condições de trabalho no MDA, não se limitando as condições materiais, mas também as questões interrelacionais entre servidores, chefias e etc, que se ligam à qualidade de vida dos servidores. O final do processo de discussão deve culminar com:

a) encaminhamentos para melhoria emergenciais das condições físicas de trabalho; 
b) constituição de uma norma permanente com diretrizes sobre qualidade de vida dentro do MDA - o chamado Plano de Qualidade de Vida do Servidor (PQVS); 
c) constituição de um organismo permanente e autonômo para acompanhar a implantação do PQVS e com competência de intervenção sobre os problemas - a chamada Equipe Qualidade de Vida do Servidor (EQVS).

Definiu-se um cronograma de trabalho e prazo final para sair encaminhamentos do GT: seriam 10 semanas, com 2 semanas para tratar 4 temas. 


Haverá também duas semanas finais para sintetizar os encaminhamentos e instituir o PQVS e a EQVS. Os temas seriam: 
a) Infra-estrutura (que seria debatida nas reuniões da 1a e 2a semana) - onde discutiriamos os problemas de espaço físico, TI e equipamentos, mobiliário ergonômico.
b) Saúde e segurança ocupacional e laboral (na 3a e 4a semana)
c) Relações interpessoais no trabalho, (na 5a e 6a semana); 
d) Trabalho como espaço de integração social, (na 7a e 8a semana).

As reuniões serão todas as quintas-feiras, às 9h30 na sala de reunião da SPOA. 

A ideia é que a cada tema sejam convidados pela SPOA chefias de áreas que tratam de questões ligadas ao respectivo tema, por exemplo, infraestrutura serão convidados os coordenadores da CASG, CGMI, Condef, assim sucessivamente. 

E também deve se agregar ao GT um servidor por cada secretaria e unidade do MDA. Caberá também ao GT recepcionar propostas dos servidores das várias áreas.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber se ha alguma movimentação deste grupo de trabalho para a nomeação dos candidatos que foram homologados agora há pouco obrigado