Na noite dessa sexta-feira, 6, servidores em greve do Incaper, Iema, Incra e MDA estiveram na abertura da 8ª Feira de Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Feafes), na Praça do Papa, em Vitória. Na ocasião, foi feita uma intervenção em menção à greve dessas categorias e à falta de diálogo do Governo Estadual no processo de negociação.
Os grevistas se concentraram com faixas próximos ao estande de inscrição da feira. Todos reivindicavam a valorização dos profissionais servidores públicos e melhores condições de trabalho, seja em âmbito estadual ou federal. Os trabalhadores do Incaper estavam com plaquinhas penduradas no pescoço com a pergunta “Qual a importância do Incaper?” e com respostas sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos servidores do Instituto aos agricultores familiares.
Durante alguns momentos da feira, os grevistas realizaram uma intervenção: uma corda simbolizando um cabo de guerra era puxada de um lado para o outro representando a “queda de braço” no processo de negociação do Governo Estadual com as categorias em greve. De um lado, dois personagens simbolizavam a recusa do Governado em abrir o diálogo com as categorias: o Governador Renato Casagrande e o Secretário Estadual de Agricultura, Ênio Bérgoli; de outro, o esforço e luta dos servidores para conquistar suas reivindicações.
A intervenção atraiu a atenção de boa parte dos expositores da feira, bem como das pessoas que compareceram à abertura do evento. No momento da solenidade oficial, os grevistas se concentraram ao lado do palco e levantaram as faixas no momento da fala das autoridades. De alguma maneira, todos que fizeram uso do microfone mencionaram a presença dos servidores públicos e destacaram a importância do seu trabalho para o bom desenvolvimento da agricultura familiar.
Confira alguns vídeos da atividade:
YouTube - Vídeos desse e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário