Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

terça-feira, 24 de julho de 2012

SERVIDORES FAZEM MANIFESTAÇÃO DURANTE POSSE DE GUEDES NA PRESIDÊNCIA DO INCRA


Ter, 24 de Julho de 2012 20:15

Cerca de cem servidores do Incra e MDA fizeram manifestação na solenidade de posse do novo presidente da autarquia, Carlos Guedes, destacando aos participantes as reivindicações deIMG_0362_2fortalecimento da autarquia e do ministério (com reestruturação e ampliação de orçamento) e valorização de seus profissionais.  O solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (24/7), na sede do Incra, em Brasília.


Durante a fala de Guedes os servidores expuseram faixas com as reivindicações. Após a fala do presidente, foi feita uma apresentação de reivindicações em jogral (declamação de texto em coro, isto é, um coral falado). O texto recitado era o seguinte: "Nesse momento de mudanças no Incra, nós, servidores do Incra, entendemos que, se a nova Presidência da Casa quer efetivamente cumprir com a missão do órgão, deverá apoiar essa causa"


Confira o vídeo do jogral no link da “TV CNASI SERVIDORES”, abaixo:

Guedes disse em sua fala que assumia o desafio de integrar as políticas públicas de combate à extrema pobreza nos assentamentos da reforma agrária. “Essa foi a tarefa que o ministro (Pepe Vargas) me incumbiu e que nós vamos cumprir”, afirmou. A gestão, segundo ele, será baseada em quatro principais pilares: qualificação dos assentamentos, acesso à terra, governança fundiária e articulação com o MDA e com o projeto nacional de desenvolvimento. Segundo Guedes, o diálogo IMG_0348_3com os servidores do Incra será ampliado nesta gestão. “Queremos que representantes da categoria tenham um assento dentro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf)”.

O ministro Pepe Vargas disse que as reivindicações serão atendidas “nas condições possíveis”, e acrescentou que “o Estado brasileiro tem retomado suas funções, mas, assim como nem todos os direitos foram alcançados, nem todas as reivindicações podem ser atendidas”.

O ex-presidente Celso Lacerda afirmou saia feliz por ter contribuído com o projeto de distribuir terra, preservar a identidade cultural das comunidades rurais e de criar estratégias para mantê-las no campo.

Acesse nos links abaixo algumas reportagens sobre a posse:
CANAL RURAL
O ESTADO DE SÃO PAULO
AGÊNCIA BRASIL
VALOR ECONÔMICO
O GLOBO
TERRA
MDA

Fonte: Ascom do Comando Nacional de Greve no Incra e MDA

Nenhum comentário: