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quarta-feira, 7 de julho de 2010

ASSÉDIO MORAL - ATO DE COVARDIA CONTRA O SERVIDOR PÚBLICO

Recentemente servidores do MDA comunicaram à Comissão algumas ações e atitudes indevidas de chefes contra os novos funcionários, que poderiam a princípio ser classificadas como assédio moral. Apesar de ser uma prática socialmente condenada e com uma legislação que protege os trabalhadores, ainda ocorrem muitos casos do tipo, mesmo no serviço público, e parece infelizmente que aqui no MDA não é diferente.

O Assédio Moral é a exposição dos servidores e servidoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o, inclusive, a desistir do cargo.

O que a vítima deve fazer?

- Resistir: anotar com detalhes todas as humilhações sofridas (dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do agressor, colegas que testemunharam, conteúdo da conversa e o que mais você achar necessário);

- Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor.

- Organizar. Procurar a Associação de servidores. O apoio é fundamental dentro e fora do MDA.

- Evitar conversar com o agressor sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante da Associação ou Sindicato.

- Exigir por escrito, explicações do ato agressor e permanecer com cópia da carta enviada ao R.H ou de eventual resposta do agressor.

- Procurar, orientado pela comissão, o SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos Federais) e relatar o acontecido para diretores e outras instancias como: médicos ou advogados do sindicato.

- Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da auto-estima, dignidade, identidade e cidadania.

A comissão de servidores buscará realizar algumas ações que visem prevenir este tipo de atitude no MDA, como a defesa da constituição da Equipe de Qualidade de Vida do Servidor (para desenvolver uma política institucional por um bom ambiente de trabalho), a criação da Comissão de Ética no MDA (para investigar e julgar os abusos), a criação da Ouvidoria Interna (para receber denúncias e tirar dúvidas dos servidores) e também a promoção de palestras e seminários para orientar os servidores quanto ao tema.

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