Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Condições de Trabalho: Assédio Moral sobre os servidores efetivos

A comissão do movimento dos Servidores tem recebido denúncias de assédio moral. Em alguns setores do MDA, os superiores estão cobrando uma produtividade que, segundo eles, se não atingido rapidamente, segundo critérios nada claros, e, sem condições mínimas de estrutura e treinamentos necessários, o servidor estaria em situação de ser avaliado negativamente no estágio probatório. Uma vergonha. A prática de assédio moral no serviço público parece ser uma coisa disseminada, à medida que uma parte de nossos chefes não são funcionários de carreira e sofrem pressões políticas de seus superiores. Não podemos aceitá-lo!

O assédio moral no ambiente do trabalho não é um fenômeno novo. As leis que tratam do assunto ajudaram a atenuar a existência do problema, mas não o resolveram de todo. É preciso a intervenção coletiva e permanente no combate a tal prática. A exigência da criação da “equipe qualidade de vida” é também para atuar contra isso.

Caso algum servidor tenha recebido alguma ação desse tipo, entre em contato com a Comissão dos Servidores.

O que é Assédio Moral? - É toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, escritos, comportamento, atitude, etc.) que, intencional e frequentemente, fira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

As condutas mais comuns, dentre outras, são:

  1.  instruções confusas e imprecisas ao trabalhador; 
  2. dificultar o trabalho; 
  3. atribuir erros imaginários ao trabalhador; 
  4. exigir, sem necessidade, trabalhos urgentes; 
  5. sobrecarga de tarefas; 
  6. ignorar a presença do trabalhador, ou não cumprimentá-lo ou, ainda, não lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente;
  7.  fazer críticas ou brincadeiras de mau gosto ao trabalhador em público; 
  8. impor horários injustificados; 
  9. retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho; 
  10. agressão física ou verbal;
  11.  restrição ao uso de sanitários; 
  12. ameaças;
  13.  insultos; 
  14. isolamento. 
  15. É também assédio moral forçar os servidores a trabalharem em péssimas condições de trabalho.

Nenhum comentário: