SÉRGIO MENDONÇA: "SÓ TENHO AUTORIZAÇÃO PARA APRESENTAR PROPOSTA AO INCRA E MDA EM 31 DE JULHO, MAS SE A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MANDAR APRESENTO NO MESMO DIA"
Fonte: Ascom Cnasi Qui, 31 de Maio de 2012 19:52
A reunião desta quinta-feira (31/05), em Brasília, entre os servidores do Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) teve o
mesmo resultado da anterior – nada. Depois de muita pressão de servidores, parlamentares, movimentos sociais e
sindicalistas o secretário de relações do trabalho do MPOG, Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, foi direto e afirmou que não tinha resposta para as reivindicações dos servidores do Incra e MDA. “Só tenho autorização para apresentar proposta ao Incra e MDA no dia em 31 de julho de 2012, mas se a Presidência da República mandar apresento no mesmo dia”, firmou Mendonça, que confessou sequer ter encaminhado à ministra Miriam Belchior (MPOG) a reivindicação dos servidores – segundo ele mesmo.
De acordo com o secretário, o Governo não quer que o Incra e o MDA façam greve, mas a decisão de reestruturar os órgão, fazer concurso, aumentar o salário está em uma esfera macro, além do poder da SRT. “Não vou sequer agendar uma
nova reunião, pois se reunir para marcar novo encontro só aumenta a fama desta mesa de fazer apenas enrolação”, disse o titular da SRT.
Mendonça esclareceu aos presentes que nos últimos dias integrantes da direção do Incra e MDA estiveram reunidos com o MPOG, quando foram esclarecidas dúvidas sobre as atividades da autarquia e ministério, bem como quanto aos detalhes técnicos sobre remuneração, força de trabalho, estrutura, etc.
Como forma de aumentar a pressão no governo para atender as reivindicações dos servidores do Incra e MDA ficou acertado entre os presentes que o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) vai liderar um grupo de parlamentares que irão articular um encontro entre os ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), com a Presidência do Incra e integrantes das diretoria da Cnasi, Assinagro e AsseMDA. Essa reunião ainda não tem data definida, mas deverá ocorrer em breve, em Brasília.