Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CNASI e ASSEMDA orientam a participar dos atos do chamado "15M" em Brasília e estados

Movimentos sociais organizam protesto para denunciar abusos da Copa

Nesta quinta-feira, 15 de maio, servidores do INCRA e MDA são orientados pela CNASI e ASSEMDA a participar dos atos organizados pelos movimentos sociais por todas capitais e principais cidades do Brasil, para denunciar absurdos na realização da Copa do Mundo, o que vem sendo chamado de 15M, e apresentar à população a sua própria pauta de reivindicações. 

As manifestações são contra os abusos sociais gerados pela realização da Copa da FIFA no Brasil e os gastos governamentais exorbitantes e suspeitos de corrupção com os mega-estádios, propaganda e festas, em detrimento da saúde, educação, desenvolvimento agrário, e serviços públicos em geral, enquanto os servidores amargam arrocho salarial, carência de pessoal e intransigência do governo federal nas negociações. 

Participação dos servidores do INCRA e MDA - Por decisão da 2ª Plenária Nacional Conjunta da CNASI e ASSEMDA, ocorrida no último dia 09/05, os servidores do INCRA e MDA deverão se incorporar às mobilizações locais do 15M e as próximas em mobilizações antes e durante a Copa, especialmente as dos dias 12 e 23 de junho. A CONDSEF orientou o mesmo em sua própria plenária no dia anterior, como parte integrante do calendário de atividades da campanha salarial para usar as atividades para apresentar à população as reivindicações dos servidores.

Os abusos da Copa - Pelo Brasil, comunidades inteiras foram expulsas de suas terras para construção de estádios ou avenidas ou para venda de terras para financiar as obras, os governos cortam gastos sociais e congelam salários dos seus servidores e forçam aprovação de leis abusivas. E os servidores públicos ameaçam fazer greve por ter suas reivindicações nem mesmo recebidas pelos governos.

O governo federal destinou R$ 50 bilhões para a Copa, em 2014 contingenciou em  1/4 o orçamento do MDA/INCRA e ameaça reprimir com violência e criminalizar quaisquer mobilizações no período do evento. No Distrito Federal, o governo local (GDF) vendeu terras públicas que seriam para moradia popular e Reforma Agrária, para alegria das construtoras e especuladores imobiliários, para erguer um megaestádio de mais de R$ 1 bilhão, um "elefante branco", em meio há problemas básicos no transporte público, saúde, educação, etc.

O ato de Brasília - Em Brasília, os movimentos sociais da cidade estão convocando para uma manifestação do 15M às 17h na Rodoviária do Plano Piloto, no Centro da capital federal. A convocação, como em outras cidades, é feita por movimentos de juventude, os comitês populares da Copa, os movimentos populares por terra e/moradia, movimentos de combate às opressões, entidades sindicais e oposições.  Há também um panfleto e um manifesto assinado por entidades, organizações e movimentos.

O panfleto - Veja a seguir o panfleto de convocação (frente e o verso) do ato de Brasília do 15M:



















Atualizado às 17h40

Nenhum comentário: