Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Paralisados, servidores do MDA e INCRA fazem ato em Brasília e participam de Marcha


Ontem (quarta-feira, 07), aconteceu a Paralisação Nacional dos servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) com ato na concentração em frente a sede dos dois órgãos, para em seguida se incorporar na Marcha dos Servidores Federais na Esplanada dos Ministérios.

Paralisação e ato - A paralisação foi convocada pela Associação Nacional dos Servidores do MDA (ASSEMDA) e Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA (CNASI), por orientação da CONDSEF (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais. 

Em Brasília houve um ato no começo da manhã no térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento, sede do INCRA e das secretarias do MDA, local da concentração dos servidores dos dois órgãos, coordenadas pela ASSEMDA e ASSERA/Br (Associação dos Servidores da Reforma Agrária de Brasília). O ato contou com um café da manhã, discurso de representantes de outras entidades e movimentos e uma assembleia rápida da ASSERA. Houve ainda a presença solidária da direção da CONDSEF,  do movimento popular MBST (Movimento de Base dos Sem-Terras) e da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular).

A Marcha - Portando faixas ("Servidores desmotivados, campo abandonado"; "Paralisar INCRA e MDA para acelerar a Reforma Agrária"; "Governo não tem projeto para o meio rural brasileiro") e coletes ("S.O.S INCRA/MDA - INCRA e MDA em luta") e cantando palavras-de-ordem os servidores saíram do Palácio do Desenvolvimento e se dirigiram até a Catedral de Brasília, local de concentração na Marcha das caravanas vindas de todo Brasil e dos servidores de demais carreiras. 

A marcha se dirigiu primeiramente ao Bloco C da Esplanada, onde fica a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG), responsável do governo pelas negociações com os servidores federais. Na sequência a manifestação se dirigiu ao Bloco K, onde fica o gabinete da ministra Miriam Belchior. Nesse mesmo dia, este ministério amanheceu em um "trancaço" dos servidores das universidades, institutos e escolas federais em greve há semanas e até então sem negociação, e que obtiveram enfim uma reunião com o ministro da Educação.

Discurso - O diretor da ASSEMDA e representante do comando de mobilização da CNASI-ASSEMDA Almir Cezar foi convidado ao carro de som e discursou lembrando que a paralisação foi o recurso disponível à categoria, ante a dificuldade do governo Dilma de realizar negociações efetivas e oficializar uma proposta às reivindicações apresentados pelas entidades. 

Salientou ainda a desestruturalização dos dois órgãos agrários federais, com desvalorização salarial e das carreiras, carência de pessoal, falta de condições física de trabalho, falta de recursos e ingerência política, em que o INCRA ruma para sua extinção e o MDA para tornar-se em um "cabide de emprego", enquanto a Reforma Agrária encontra-se no atual governo com o seus piores resultados e o país vivencia supersafras e recordes na exportação de commodities, ao mesmo tempo com uma inflação dos alimentos. 

Almoço - Após o encerramento da marcha, os servidores do MDA/INCRA voltaram ao Palácio do Desenvolvimento para repor suas energias, onde havia um almoço com churrasco e guarnições no térreo, para fechar as atividades do dia das associações.

Plenária Nacional - A Jornada de Luta dos Servidores do INCRA e MDA desta semana ainda não terminou. As direções da ASSEMDA e CNASI se preparam para a Plenária Nacional Conjunta desta sexta-feira, 09/05, onde delegados dos servidores federais agrários de todo os estados debaterão novos rumos no movimento de lutas e como organizar esse processo.

Dia das mães -  Simultânea a Plenária Nacional a ASSEMDA e a ASSERA/Br estão organizando atividades para celebrar antecipadamente o Dia das Mães entre os servidores dos órgãos em Brasília. Haverá almoço com música, atividades e cursos.

Veja mais fotos a seguir:


































Atualizado às 11h58

Nenhum comentário: