Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Servidores do INCRA e MDA participam do ato do 15M - Dia Internacional de Luta contra os abusos da Copa


Os servidores do INCRA e MDA participaram em Brasília no final da tarde de quinta-feira (15/05) do ato do 15 M - Dia Internacional de Luta contra os abusos da Copa, na Rodoviária do Plano Piloto, no Centro da capital federal, para denunciar absurdos na realização da Copa do Mundo e apresentar à população a sua própria pauta de reivindicações.

 Junto dos movimentos estudantis e de juventude, movimentos populares pela terra e moradia, movimentos de combate às opressões, comandos de greve e direções de sindicatos e oposições sindicais, os servidores do INCRA e MDA portavam faixas com os seguintes dizeres: "Querem matar a política de Reforma Agrária. Os servidores do INCRA e MDA não vão deixar" e "Reforma Agrária quando? Já! Com o servidor do INCRA e MDA valorizado".

A manifestação, foi parte da série de atos que aconteceu por todas as capitais e grandes cidades do Brasil, contra os abusos sociais gerados pela realização da Copa da FIFA, como aprovação de leis inconstitucionais e privilégios, criminalização dos movimentos sociais e desocupações violentas de comunidades inteiras, para venda de terras ou para as obras. Sem contar os gastos exorbitantes e suspeitos de corrupção com os mega-estádios, propaganda e festas, em detrimento da saúde, educação, desenvolvimento agrário e serviços públicos em geral.

Enquanto isso os servidores públicos amargam arrocho salarial, carência de pessoal e intransigência do governo federal nas negociações, inclusive sob a alegação de falta de recursos orçamentários. Não à toa as universidades, institutos e escolas federais estão em greve, os servidores da base da Cultura entraram nesta semana e os policiais da PF e PRF e fiscais da Agricultura ameaçam ingressar nos próximos dias.

A incorporação dos servidores do INCRA e MDA nos atos do 15M e demais dias convocados pelos movimentos sociais, para denunciar os abusos da Copa, a inversão de prioridades governamentais e a falta de negociações, foi orientação da CNASI e ASSEMDA às bases e consta das resoluções da 2ª Plenária Nacional Conjunta, ocorrida em 09 de maio (acesse aqui a ata). Veja abaixo novas datas de mobilização para exigir abertura de negociação do governo, em torno à pauta de reivindicações.

Calendário:
  • 12 a 30/05 – Assembleias nos estados para deliberar greve por tempo indeterminado;
  • 20/05 – Reunião do fórum para discutir fortalecimento processo mobilização;
  • 29/05 – Reunião do CDE da Condsef;
  • 30/05 – Plenária nacional da Condsef;
  • 12/06 – Atos nos estados, principalmente nas cidades que vão sediar jogos da Copa;
  • 27/06 - Atos nos estados, principalmente nas cidades - final da Copa.
Veja mais fotos:



Nenhum comentário: