Qui, 26 de Julho de 2012 20:52
Centenas de meios de comunicação de todo o Brasil divulgaram as manifestações dos servidores do Incra e do MDA, quando fizeram doações de cerca de 15 toneladas de alimentos produzidos nos assentamentos de reforma agrária e na agricultura familiar. As reportagens foram veiculadas por emissoras de rádio e televisão, jornais impressos, portais, sites, blogs, etc.
O objetivo do protesto nacional, realizado nesta quarta-feira (25/7) foi chamar a atenção da população para a queda de qualidade e quantidade dos produtos que chegam à mesa do brasileiro, caso o Incra e MDA continuem desestruturados e sem capacidade de levar desenvolvimento aos projetos de assentamento e agricultores familiares. Atualmente, cerca de 70 por cento dos produtos que chegam à mesa do brasileiro vêm dos assentamentos e de pequenos produtores rurais. No entanto, a manutenção dessa produção corre perigo, pois somente este ano de 2012, o Incra perdeu cerca de 25 por cento de seu orçamento – passou de R$ 4 bilhões para R$ 3 bilhões.
As doações ocorreram principalmente de duas formas: aleatória (repasse de produtos diretamente à população) e direcionada – esta, com repasse para entidades beneficentes, como hospitais e abrigos. Em Brasília, a doação foi diretamente para os populares que passavam nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto, na entrada da Esplanada dos Ministérios. Já no Amazonas, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul as doações foram para entidades que prestam assistência a carentes e hospitais do câncer e que assistem crianças portadoras de HIV.
No Ceará, houve a maior doação de alimentos, que chegou a três toneladas, repassado à população de Fortaleza. Em Goiás, os servidores doaram apenas banana, em um protesto humorado. "Queremos mostrar à população, de forma simbólica, o que nós temos recebido do governo; as bananas que a presidente Dilma Rousseff tem conferido a nós", afirma Ademar Rodrigues, presidente do Sintsep/GO, parceiro no protesto.
Os servidores lotados em Salvador(BA) e Cascavel (PR) decidiram fazer as doações somente nesta quinta-feira (26/7), por agendas locais diferentes e problemas logísticos. Em Salvador, na quarta-feira (25) os servidores participaram do Seminário: O Nordeste e a Seca, Desafios e Perspectivas, no auditório do DNOCS, prédio vizinho ao do Incra/BA. Após o encerramento do seminário, os servidores conversaram durante 40 minutos com os parlamentares presentes no evento. Os deputados federais disseram que o Palácio do Planalto está preocupado com defasagem salarial que existe no Incra com relação aos outros órgãos do Executivo.
Confira abaixo algumas reportagens veiculadas por todo o País:
BRASÍLIA
Em greve, servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário protestam distribuindo alimentos
Servidores do Incra e do MDA distribuem 1 t de alimento em Brasília
Servidores do Incra e MDA em greve distribuem alimentos
R7
Servidores em greve do Incra e do MDA doam uma tonelada em alimentos na Esplanada dos Ministérios
GLOBO RURAL
Servidores do governo federal em greve protestam em vários estados
TVT
Servidores do INCRA distribuem alimentos para população em Brasília
RIO GRANDE DO NORTE
INCRA/RN: Mutirão da Greve arrecada alimentos para entidades beneficentes
MATO GROSSO DO SUL
Protesto de funcionários do Incra com distribuição de alimentos dura pouco mais de 1 hora
Servidores do Incra distribuem verduras e legumes em protesto
MATO GROSSO
Servidores do INCRA em greve doam alimentos
PARANÁ / CASCAVEL
Greve: funcionários do Incra estão parados - Hoje, o grupo fez um protesto com a distribuição de alimentos
Fonte: Ascom do Comando Nacional de Greve no Incra e MDA
2 comentários:
Será que o governo incluirá os excedentes nesta proposta que eles prometem sair amanhã?
Enquanto isso.
http://www.youtube.com/watch?v=r1yeH2dj0ok&feature=youtu.be
Postar um comentário