Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

MPOG insiste em reajuste parcelado e abaixo da inflação para os SPF

Governo agora pede prazo até 21 de julho. 
FONASEFE lança manifesto por Comando Nacional de Greve e Mobilização
CONDSEF convoca plenária nacional para 18/07. Greve está indicada para começar dia 22.

Fórum de Entidades dos SPFs se reúne com o MPOG.
(Foto: ANDES/SN)
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fórum dos SPF ou FONASEFE) se reuniu com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT-MPOG) na tarde desta terça-feira (7) em Brasília. O SRT-MPOG não apresentou nova proposta e insistiu no reajuste parcelado em quatro anos que não cobre a inflação.

Sérgio Mendonça, Secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do MPOG, iniciou a reunião questionando qual era a resposta dos servidores à proposta de reajuste apresentada no último encontro, de 21,3% parcelados em quatro anos, 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. A resposta foi unânime: as assembleias das categorias rechaçaram o reajuste proposto e também qualquer possibilidade de parcelamento.

Em resposta, o SRT-MPOG pediu que os servidores fossem criativos, e que tentassem trabalhar em cima da proposta colocada. Os servidores reafirmaram a luta pelo reajuste de 27,3% em 2016, sem parcelamento, e que também querem debater com o governo os oito demais itens da pauta de reivindicações, como benefícios e a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Fórum dos SPF sugeriu que uma nova reunião fosse marcada para a próxima semana, na qual o governo apresentaria melhorias na proposta. Sérgio Mendonça, no entanto, rejeitou a data e afirmou que como apenas a presidente Dilma Rousseff pode decidir sobre o tema, e como ela está viajando e não teria tempo hábil de estudar o tema, uma reunião na próxima semana não seria possível. Foi acordado, então, que uma nova reunião ocorrerá até o dia 21 de julho.

Horas antes, pela manhã, houve a Caravana da Educação, que tomou a Esplanada dos Ministérios rumo ao MEC (Ministério da Educação). Mais de 3 mil  saíram em marcha exigindo NÃO aos cortes do governo Dilma no setor. Os técnico-administrativos e os docentes das universidades e os servidores das escolas e institutos federais estão em greve há mais de um mês.

Mendonça também informou que a SRT vai convocar reuniões setoriais para apresentar retorno formal do governo a todas as pautas específicas que foram apresentadas ao Planejamento. A sinalização da SRT é de que é possível dialogar um conjunto de instrumentos que o governo espera possa auxiliar na tentativa de avanço das negociações.

O debate entre os servidores e também a unidade da categoria serão fundamentais nesse momento. O momento é difícil e exige atenção redobrada dos servidores. É fundamental garantir o reforço na luta em defesa de avanços e pelo atendimento das demandas mais urgentes dos federais. Somente a unidade e uma pressão intensa serão capazes de garantir avanços esperados pela maioria. É preciso que a categoria esteja pronta para dar uma resposta efetiva ao governo de que não será aceita a imposição da culpa pela crise que não foi criada pelos servidores.

Confira AQUI o Manifesto do Comando Nacional de Greve e Mobilização do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF.

Plenária da CONDSEF e indicativo de greve

No entanto, ainda sem qualquer proposta formal os servidores devem continuar mobilizados e construindo a unidade em torno da possibilidade de uma greve geral a partir do dia 22 de julho, data aprovada em plenária da CONDSEF, que representa a maioria dos servidores do Executivo.

A ASSEMDA lembra que o calendário de mobilização aprovado, com nova Plenária da CONDSEF em 04/07 e indicação pela greve nacional dos servidores do Executivo Federal a partir do dia 22 de julho, com a realização de marcha na Esplanada dos Ministérios na mesma data.

Para analisar todo o processo de negociação com o governo e eleger os delegados à Plenária da CONDSEF (18/07), haverá uma rodada dos sindicatos estaduais dos servidores públicos federais filiados a esta confederação representando a maioria dos órgãos e carreiras do Poder Executivo, incluindo o INCRA e o MDA. A assembleia do Sindicato do Distrito Federal (SINDSEP-DF) será na próxima quinta-feira (16/07), às 12h30, no Espaço do Servidor.

Os servidores do MDA estão desde o dia 25 de junho em estado de greve. A próxima assembleia da ASSEMDA será dia 15 de julho e votará pela parada total das atividades a partir do dia 20.


Com informações: sites ANDES-SN e CONDSEF

Nenhum comentário: