Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Entidades dos servidores do INCRA celebram os 45 anos da Autarquia

CNASI lançou nota e logo alusivo a data e ASSERA/Brasília realizará um almoço com debate.
Na sexta-feira entidades do MDA/INCRA se reunirão com autoridades na Mesa Permanente.

Logo comemorativo criado pela CNASI
Nesta quinta-feira (09/07) completam-se 45 anos da criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Apesar de muitas idas e vindas da Reforma Agrária e governança fundiária promovidas pelos sucessivos governos, desde a Ditadura, passando pela Redemocratização e chegando ao governo Dilma, os servidores do INCRA tem muito a celebrar e a debater.

Por isso, a Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA e MDA (CNASI) lançou nota pública (leia AQUI) e uma logomarca alusiva à data. A CNASI orientou que suas associações regionais filiadas (ASSERAs/ASSINCRAs) realizem atividades próprias, independentes da Administração do órgão. Em Brasília a ASSERA/Br (Associação dos Servidores da Reforma Agrária de Brasília)  realizará um almoço com debate a partir das 11h, com o tema "O Incra de hoje e o Incra do futuro", no térreo do Edifício Palácio do Desenvolvimento. 


O clima, apesar de pouco a comemorar pelos números recentes do Instituto, pela sensação de desvalorização de seus pessoal e pela forma que os últimos governo lhe vêm tratando, é de celebrar as lutas, a dedicação e o sacrifício diário dos servidores e das servidores ativos e aposentados nestas quatro décadas e meia de história das políticas de Desenvolvimento Agrário.

Atualmente, as entidades do INCRA conjuntamente à ASSEMDA, vêm lutando nesta campanha salarial 2015 por valorização profissional, tanto por meio de contratação de mais colegas por concurso público, o desenvolvimento de políticas de capacitação, a constituição de uma tabela salarial digna e isonômica à órgãos assemelhados e um plano de carreira moderno e adequado às necessidades dos seus trabalhadores. 

Temas muito importantes ainda mais em um momento em que o governo procura uma agenda positiva para sair da crise política e econômica, e o ministro Patrus Ananias anunciou a meta de assentar todas as famílias brasileiras sem-terras acampadas até 2018, convocar uma 2º Conferencia Nacional de ATER (assistência técnica e extensão rural), prometeu lançar o 3º Plano Nacional de Reforma Agrária e instalar no ano que vem a Agência Nacional de ATER (ANATER). Por sua vez, a presidente do INCRA Maria Lúcia Falcón anunciou que, a pedido da presidente Dilma, deve-lhe apresentar uma proposta de reforma do órgão, chamada até o momento de "Novo INCRA".

Na sexta-feira, 10, dia seguinte ao aniversário, as entidades dos servidores do MDA/INCRA terão o segundo encontro da Mesa Permanente de Negociação MDA/INCRA com a presença da Secretaria Executiva do Ministério e da Presidência do Instituto para tratar desses temas. Esta reunião foi agendada apenas depois que os servidores do MDA e do INCRA de Brasília realizaram paralisação com piquete de convencimento na quarta-feira passada, 1º de julho.

Nenhum comentário: