Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Medida Provisória 568/2012 - Análise prévia

Prezados(as) servidores(as) do MDA,
o governo editou ontem (segunda-feira) uma Medida Provisória que em alguns pontos trata de questões salariais. Ainda não sabemos o impacto de tal ato nos processos negociais abertos com os servidores.
A nível de "Esplanada", as associações, sindicatos e confederações de servidores também estudam a medida provisória e a tática do governo adodata a partir da MP, inesperada pela maioria das entidades. Abaixo notícia do site da CONDSEF.
Por fim, é provável que as associações do INCRA e MDA apresentem uma emenda à MP 568/12, referente a equalização salarial com o MAPA. Em estudo pelas direções. O trabalho em busca de apoio de parlamentares e movimentos sociais vai prosseguir, bem como as paralisações. E no dia 04 de junho teremos a Plenária Nacional dos Servidores do INCRA e MDA, em Brasília.
Att.
 Direção ASSEMDA 


Segue  abaixo texto da Condsef:
14/05 – MP 568/12 substitui PL 2203/11 no Congresso e Condsef encomenda análise a suas assessorias jurídica e econômica

O governo da presidenta Dilma Rousseff deixou confusos servidores públicos federais de todo o Brasil ao enviar para o Congresso Nacional nesta segunda-feira, 14, a medida provisória (MP) 568/12 (veja aqui). Muitos de forma equivocada estão imaginando se tratar de um pacote de novos reajustes. Mas a MP apenas substitui o projeto de lei (PL) 2203/11, enviado em 31 de agosto do ano passado que recebeu mais de 180 emendas e ainda aguardava votação no Congresso. A Condsef está preocupada com o conteúdo da MP 568 e para isso já encomendou análise a suas assessorias jurídica e econômica. O objetivo é saber se os mesmos problemas encontrados no PL 2203 continuam, como o caso das alterações de critérios no pagamento de adicional de insalubridade e carga horária de médicos e outras categorias que possuem jornada especificada em lei. A Condsef quer ainda se certificar de que novos problemas não tenham aparecido.


Na próxima segunda, 21, a Confederação participaria de uma audiência pública convocada pelo relator do PL 2203/11, deputado Jovair Arantes. A audiência aconteceria na Assembleia Legislativa de Goiás. Na oportunidade a Condsef questionaria pontos polêmicos do PL, além de buscar apoio para aprovação de emendas anexadas à proposta. Para a entidade este debate seria fundamental para assegurar a defesa e busca de solução para problemas localizados no PL e que prejudicam milhares de trabalhadores públicos. A maioria das polêmicas alterações contidas no PL sequer foram debatidas e nem negociadas com representantes dos servidores. 

Até o momento, o que se tem certeza sobre a MP 568/12 é que seu conteúdo passa a valer a partir desta segunda, data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, categorias que firmaram negociação ano passado com o governo e deveriam receber proventos a partir de março deste ano, receberão os valores devidos. Esse é o caso, por exemplo, dos docentes das universidades que deveriam receber um reajuste de 4% desde março. Outras categorias teriam ajustes em suas gratificações a partir de julho.

Apesar das mudanças que vão ocorrer a partir de agora na tramitação do conteúdo do PL 2203/11, agora MP 568/12, a Condsef vai continuar atenta e buscando defender os servidores de sua base de possíveis armadilhas escondidas na proposta. Assim que obtiver os resultados das análises feitas por suas assessorias jurídica e econômica, os detalhes serão divulgados aqui em nossa página. O trabalho em busca de apoio de parlamentares vai prosseguir. A expectativa é de que o Congresso Nacional assegure justiça a questões encaminhadas pelo Executivo e que não refletem o resultado das negociações travadas com os trabalhadores. Acompanhe. Todas as informações ligadas a MP 568/12 que substituiu o PL 2203/11 continuarão sendo divulgadas aqui em nossa página.

Nenhum comentário: