Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Servidores do MDA e Incra reuniram-se com o Ministro do MDA


Site da Assinagro | 22 Maio 2012 

Dia 21 de maio  a ASSINAGRO esteve paralisada em Brasília e em todo o restante do País, juntamente com os integrantes da CNASI e ASSEMDA.

Por volta de 11h da manhã os servidores de Brasília foram até o MDA cobrar uma reunião com o Ministro para que o mesmo nos desse uma reposta ao Ofício Conjunto das entidades protocolado no início de abril.

Cerca de 60 servidores do INCRA e MDA subiram até o 8º andar e exigiram que a reunião fosse com o ministro Pepe Vargas e não com seu chefe de gabinete, Gerson, conforme estava sendo proposto pela assessoria do MDA.

Depois de muita pressão, clima tenso, entre outras coisas, o MDA concordou em receber dois representantes das entidades presentes (ASSINAGRO, CNASI, ASSERA, ASSEMDA e SINDSEP) numa reunião de 15min. Registre-se que a assessoria e a chefia de gabinete do MDA classificaram o ato democrático dos servidores como uma invasão, inclusive colocando segurança armada para impedir a entrada/permanência dos servidores no 8º andar.

Os representantes das entidades bem como o conjunto dos quase 60 servidores rebateram de pronto as alegações dos representantes do MDA, pois não se tratava de uma invasão, mas sim de um ato democrático de servidores da casa, devidamente identificados com crachá, e que reivindicavam reunião com o Ministro.
Durante a reunião foi cobrada uma ação mais aficaz do MDA, haja vista a reunião marcada para o dia 31.05 com o MPOG.

O ministrio rebateu dizendo que o MDA esta fazendo seu papel na defesa dos servidores e dos demais assuntos afetos ao MDA/INCRA.

As entidades cobraram um papel mais efetivo do MDA com o envio de Aviso Ministerial em defesa da pauta salarial dos servidores.

O Ministro entendeu ser desnecessário, alegando que papel acaba ficando engavetado no Planejamento.
As entidades deixaram claro que outros ministros assim o fizeram, inclusive citando o exemplo do ex-Ministro do MAPA que levou a pauta dos servidores "debaixo do braço" e hoje as carreiras do MAPA encontram-se na situação que estão.

Além disso, foi cobrado do MDA sua participação na reunião do dia 31.05 com o MPOG. O Ministro disse que vai avaliar com o MPOG a necessidade da participação de representantes do MDA e que mesmo que haja participação, a posição do MDA será a mesma do Governo. 

Após a reunião, que também ocorreu em clima tenso, restou dúvida para alguns participantes se o MDA enviaria ou não o Aviso Ministerial.

A Assessoria do MDA ficou de comunicar as entidades se o Ministro irá ou não formalizar o apoio aos servidores.

Nenhum comentário: