Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paralisação do dia 14 de maio - Orientações

1. Contexto da paralisação

O INCRA, entre 1985 e 2011, teve o seu quadro de pessoal severamente reduzido de 9 mil para 5,7 mil servidores - uma subtração de aproximadamente 37% na sua força de trabalho.

Nesse mesmo período, sua atuação territorial foi acrescida em 32,7 vezes – saltando de 61 para mais de 2.000 Municípios, resultando em um aumento de cerca de 124 vezes no número de Projetos de Assentamentos. Até 1985 o INCRA geria 67 projetos de assentamento. Hoje este número supera os 8.300, e área total passou de 9,8 milhões para 80,0 milhões de hectares – representando um incremento de 8,1 vezes.

O número de famílias assentadas passou de 117 mil para aproximadamente um milhão, totalizando cerca quatro milhões de pessoas – encerrando, assim, um verdadeiro paradoxo entre um crescimento vertiginoso de serviço e uma redução drástica de meios para atendê-los de forma consequente. Ressalta-se ainda que o número de servidores está prestes a sofrer novas reduções, somente no Governo Dilma, outros 2.000 funcionários estarão em condições de aposentadoria, aprofundando ainda mais o deficit de servidores no órgão, que até 2014 será aumentado em 30%.

Contudo, a aposentadoria não se apresenta isoladamente como causa do enorme déficit de servidores. A baixa remuneração percebida por esses trabalhadores tem sido também um importante agente de evasão. Nos últimos dez anos o INCRA realizou três concursos, é verdade que o número de vagas disponibilizadas foi insuficiente para suprir a gigantesca demanda do órgão, entretanto, nem essas poucas vagas hoje se encontram preenchidas.

Dos dois primeiros concursos realizados, cerca de 30 % dos servidores já pediram exoneração, e do último concurso, cuja homologação se deu há poucos meses, apenas 51% dos profissionais convocados assumiram os cargos, ou seja, além de serem disponibilizadas poucas vagas, os concursos para provimento no INCRA são pouco atraentes, sendo que nem mesmo as parcas vagas oferecidas são preenchidas em sua íntegra. Tal fato nada mais é que um importante reflexo da baixa remuneração oferecida por esta autarquia.

Situação semelhante é vivida pelo MDA. Criado em 1999, seu primeiro concurso ocorreu apenas em 2009, sendo que já houve uma evasão de 1/3 dos servidores. Hoje, a força de trabalho do MDA é inferior a 140 servidores para todo o país. Assim como no INCRA, a principal causa da evasão são os baixos salários. 

Se no caso do INCRA fala-se em reestruturação o MDA ainda carece de estruturação. A estrutura de serviço público no MDA é extremamente deficiente. Não há política de capacitação, nem política de qualidade de vida no trabalho, tampouco política de carreira, e nem previsão de contratação de novos servidores, apostando o governo federal ainda na precarização do trabalho, através das terceirizações e consultorias.

A remuneração dos servidores efetivos do órgão é, em média, duas vezes inferior à do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sendo que ambos os órgãos, MDA e MAPA, realizam funções similares e de igual importância para o desenvolvimento brasileiro.

A paralisação dos servidores do MDA e INCRA no dia 14 de maio será novamente organizada pelas três entidades representativas presentes nas instituições (ASSINAGRO, ASSEMDA e CNASI), e é parte da campanha unificada. Já foram feitas reuniões conjuntas dessas entidades com parlamentares, movimentos sociais, com o Ministro do MDA, Pepe Vargas, como MPOG. Mas ainda não temos resposta concreta a nossa pauta.


2. Pauta conjunta dos servidores do INCRA e MDA

Concurso Público para MDA e INCRA - Para que haja força de trabalho suficiente para atender a demanda de desenvolvimento agrário e reforma agrária no Brasil.

Equiparação salarial – Eliminar as distorções existentes entre os órgãos federais que lidam com o tema agrário no Brasil, através da equalização remunerativa do MDA e INCRA com os demais órgãos do serviço público (entre os quais o MAPA), por conta da similitude de atribuições.


3. Orientações sobre a paralisação no dia 14 de maio – Delegacias

1º passo) Articulações com os parceiros – a orientação é procurarem as associações do INCRA locais (ASSINCRAs e ASSINAGRO), discutirem a pauta conjunta e estruturarem localmente a paralisação. É importante que também estejam articulados com os Sindicatos dos Servidores Públicos Federais estaduais. Esse primeiro passo já está em cima da hora, o façam de forma prioritária e urgente. Em anexo contatos das ASSINCRAs nos estados.

2º passo) Construção das ações – a conjuntura local é que definirá as ações. Onde for possível construir Assembleias Conjuntas (servidores INCRA e MDA), construam. Onde for possível fazer piquete, façam. Onde for possível afixar faixas, afixem. O importante é que ocorra alguma ação, e de preferência que a mesma seja construída em parceria com as associações do INCRA.

Discutam a participação na Plenária Nacional Conjunta das três entidades, que definirá ou não pela greve. A plenária inicialmente estava marcada para 21 de maio, mas por conta da resposta do governo a nossa pauta ser no dia 31 de maio, a proposta das entidades é que a nossa plenária ocorra no dia 1º de junho. É fundamental a presença de servidores das delegacias em Brasília para participação na atividade.

3º passo) Comunicação das ações – façam release das ações locais e enviem para parceiros políticos no estado (movimentos sociais, parlamentares, sindicatos, etc.). Enviem também o release para o e-mail da ASSEMDA (assemda@gmail.com). Se possível anexem fotos, para que possamos divulgar nacionalmente.

4º passo ) Reunião com as autoridades locais – procurem durante o ato, ou após o mesmo, promoverem uma audiência com as autoridades locais (superintende, delegado, parlamentares, movimentos, etc.). O objetivo é apresentarem a demanda e buscarem apoio para a mesma.

4. Orientações sobre a paralisação no dia 14 de maio – Sede

Local – Palácio do Sub Desenvolvimento. A orientação é que todos os servidores lotados em Brasília venham para frente do prédio Palácio do Sub Desenvolvimento no dia 14 de maio para realização de atividade conjunta Assemda, Cnasi e Assinagro.

Horário - As atividades começarão às 8 horas da manhã. Haverá show musical, bingo de livros relacionados ao tema agrário, palestra com advogado sobre “Direitos dos servidores em estágio probatório” e assembleia conjunta dos servidores do INCRA e MDA.

Participem!!!!

Qualquer dúvida entrem em contato assemda@gmail.com

Nenhum comentário: