Valorizar os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário é valorizar a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Comunicado ASSEMDA nº 06/2015 - É hora de mais luta contra a 'proposta indecente'


Após pressão dos servidores Governo apresenta proposta. 
É hora de mais luta contra a 'proposta indecente'.
Servidores do MDA entram em estado de greve e param no dia 1º de julho.

Nesta quinta-feira (25/6) o Ministério do Planejamento (MPOG) apresentou contraproposta do governo de reajuste para o conjunto do funcionalismo. Representantes de 22 entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE). A Campanha Salarial Unificada 2015 solicita um percentual de 27,3% para 2016. A proposta do governo para a categoria é um reajuste de 21,3% que seria parcelado em quatro anos. Os percentuais escalonados seriam pagos a partir de 2016 (5,5%), sendo estendidos para 2017 (5%), 2018 (4,75%), terminando finalmente em 2019 (4,5%). A proposta do governo foi classifica pelos representantes das entidades presentes na reunião de "indecente".

Diante de 'proposta indecente' do governo e plenária da Condsef antecipada


Frente ao cenário, as entidades do FONASEFE se reuniram neste domingo, 28/07, para debater a proposta e preparar a categoria para a rodada de reuniões setoriais da próxima semana. Por sua vez, a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores dos Serviço Público Federal (CONDSEF) decidiu alterar novamente a data da plenária nacional da maioria dos servidores do Executivo que aconteceria no dia 11 de julho. A plenária acontecerá agora no próximo dia 4, sábado.

Os servidores do INCRA e MDA deverão ser reunir em uma plenária específica do setor agrário federal convocada conjuntamente pela CONDSEF, ASSEMDA e Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA e MDA (CNASI). O edital será divulgado nos próximos dias.

Um indicativo de greve para julho, aprovado por unanimidade na última plenária da maioria dos federais, está mantido e volta a ser discutido na próxima plenária. Um entendimento da maioria é de que não se pode permitir que a categoria sofra mais uma vez os efeitos de um ajuste fiscal.

Dados mostram que, nos últimos anos, os investimento de pessoal - que já possuem critérios rígidos de limite previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal - estão mais que controlados. A redução de investimentos no setor público acarretará consequências diretas na precarização ainda mais grave dos serviços públicos. Serviços esses que são foco constante de protestos por grande parte da população que pede qualidade e eficiência no atendimento público em saúde, educação, segurança, infraestrutura e tantos outros serviços essenciais que são obrigação do Estado fornecer.

Servidores do MDA entram em "estado de greve"

Na assembleia geral extraordinária dos servidores do MDA ocorrida na manhã do último Dia Nacional de Luta (25/07), em base as informações preliminares do encontro com FONASEF, e diante da própria negociação da ASSEMDA com o MPOG, como também da paralisia das negociações com a Administração do MDA, aprovaram a entrada da categoria em "estado de greve". 

Os servidores começaram a preparar-se à parada total das atividades indicada para metade de julho. Haverá também uma nova paralisação para quarta-feira 1º de julho, com atividades conjuntas com os servidores do INCRA.

O que pesou na decisão para preparação para greve está tanto a forma protelatória com que os representantes do Ministério do Planejamento está lidando com a pauta geral dos servidores públicos federais, como também a falta de negociações efetivas com a Administração do Ministério sobre a pauta interna de reivindicações. A confirmação para entrada em greve dependerá no rumo da negociação e uma nova assembleia com data a ser decidida.

Brasília, 29 de junho de 2015

A Diretoria Executiva

Nenhum comentário: